segunda-feira, 30 de março de 2009

TD 012 – Propriedades extensivas e intensivas

Considere como sendo o sistema a água contida num recipiente, por exemplo, um balde. A capacidade do balde é de 20L e tem 5L de água em seu interior. Se forem adicionado mais 5L de água, o volume de água no recipiente passa a ser 10L. Se for acrescentado mais 5L, o volume do sistema passará a ser 15L. As propriedades que, como o volume, possuem propriedades aditivas são chamadas propriedades extensivas. São variáveis extensivas, com comportamento aditivo semelhante ao volume, a massa, o número de moles, a energia, etc.

Agora considere 5L de água a 50°C contido num recipiente. Se mais 5L de água a 50°C forem adicionados, o resultado será 10L de água a 50°C. Então a temperatura não tem a propriedade de aditividade sendo, por isso uma propriedade intensiva do sistema. São propriedades intensivas a pressão, a viscosidade, o índice de refração, etc.

2 comentários:

  1. O que acontece, por exemplo, com a densidade de uma bola feita de massa de modelar, à medida em que mudamos o seu formato? Como definir a densidade dessa bola? Ou da massa de modelar?

    ResponderExcluir
  2. CARAMBA,DOIDO,TU ME AJUDO MUITU MUITISSIMO OBRIGADU BROVA TERMUDNAMICA AMANHA CONSIDERADISSIMU!

    ResponderExcluir