sábado, 7 de março de 2009

Grafeno (Graphene)

Grafeno é uma  camada de carbonos fortemente empacotados numa estrutura semelhante a colméia. É o filme mais fino que se conhece. O grafite pode ser considerado como um solido constituido de camadas de grafenos e os nanos tubos, como grafeno enrolado. O grafeno vem causando tamanho reboliço entre os pesquisadores que virou reportagem de capa do último número da Chemical & Engineering News.

Escamando grafite é possível obter filmes de 100 camadas, mas métodos mais modernos obtém grafenos com 20 camadas. Até recentemente se pensava que grafenos de apenas uma camada de átomos seria impossível, mas um grupo de Manchester liderado por Geim, por escamação sucessivas obteve grafenos de uma camada que demonstraram ser estáveis publicando o feito numa revista (Science 2004, 306, 666).

Rapidamente os pesquisadores observaram que o grafeno era mecanicamente resistente e excelente condutor de eletricidade mesmo na temperatura ambiente (Nature 2007, 446, 60). Alguns pesquisadores da equipe de Manchester fundaram um empresa para produzir grafenos e abastecer os grupos de pesquisas interessados.

Querem mais detalhes? Corram para o Chemical & Engineering News de 2 de março de 2009. A reportagem pode ser acessada na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário