terça-feira, 31 de março de 2009

Papel de nanofibras

image

Pesquisadores da Universidade de Kioto desenvolveram um papel óticamente transparente feito de nano fibras. A resistência mecânica e estabilidade térmica conferem vantagens sobre o vidro e materiais poliméricos para uso em artefatos eletrônico. O vidro possui estabilidade térmica, mas não possui flexibilidade. Já os materiais poliméricos flexíveis em sua maioria não possui estabilidade térmica.

Segundo Zhenan Bao, professor associado de engenharia química da Universidade de Stanford, a eletrônica transparente requer materiais transparentes.

A principal desvantagem é que se trata de um material inflamável e hidrofílico exigindo um tratamento que elimine estas qualidades.

O papel comum não é transparente devido ao espalhamento da luz nos interstícios entre as fibras. Este espalhamento não ocorre  no papel de nanofibras.

Para mais detalhes procurar o último número da revista Chemical & Engineering News de 30 de março de 2009. Lá está o caminho das pedras para outras referências para quem se interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário