sábado, 7 de março de 2009

Ludwig Mond e o processo Solvay

Nasceu hoje, em 1839, Ludwig Mond, industrial britânico nascido em Kassel, na Alemanha, que aperfeiçoou o processo Solvay de produção de soda. Após realizar os seus estudos em sua cidade natal, estudou química na Universidade de Marburg com Hermann Kolb e na Universidade de Heilderberg com Robert Bunsen, mas nunca se graduou. Ele trabalhou em diversas fábricas na Alemanha e na Holanda antes de ir para a Inglaterra. Na Holanda, em parceria com John Hutchinson, ele desenvolveu um processo de recuperação do enxofre no rejeito do processo Leblanc de produçõa de soda. Em 1872 ele entrou em contato com o industrial belga Ernest Solvay que estava desenvolvendo um processo mais eficiente para produção de soda. No ano seguinte ele se associou a John Brunner para levar este processo para a escala comercial. Mond resolveu alguns problemas viabilizando o seu uso em escala industrial. Em vinte anos se tornou o maior produtor de soda do mundo. Em 1880 se naturalizou ingles.

Mesmo não tendo completado o graduação, Mond recebeu titulos de doutor honorário das Universidades de Padua, Heildelberg, Oxford e Manchester.

Morreu em 11 de dezembro de 1909. Embora não tenha praticado qualquer religião, foi enterrado segundo o ritual judeu no cemitério St Pancras onde os seus filhos construiram um mausoléu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário