domingo, 1 de março de 2009

Classificação das linguagens de programação

A importancia dos computadores para a engenharia química é indiscutível.

As linguagens de programação se classificam em:

1. Linguagem de máquina – Todos os computadores possuem no seu processador um conjunto de códigos que podem executar expresso em números binários. Um programa em código de máquina consiste numa sequencia de números em sistema binário, hexadecimal ou octal contendo as instruções que o computador deve executar. Hoje em dia ninguém programa em código de máquina, mas esta era a forma de programação usada nos primeiros computadores.

2. Linguagem de montagem  – A linguagem de montagem ou assembler está um degrau acima da linguagem de máquina. As instruções brutas do código de máquina são substituidas por simblos mnemônicos destas instruções. Como existe uma relação direta entre a linguagem de máquina e a linguagem de montagem esta não é compilada e a passagem para linguagem de máquina é realizada por um montador conhecido em inglês como assembler. A linguagem de montagem, como a linguagem de máquina é especifica para cada máquina.

Os dois tipos de linguagem de programação acima são conhecidos como linguagens de baixo nível. A linguagem de máquina é uma linguagem de baixo nível de primeira geração e a linguagem de montagem é considerada de segunda geração.

3. Linguagem de alto nível -  Neste tipo de linguagem as instruções são dadas em linguagem humana respeitada, é claro, as idiossincrasias da linguagem. Neste caso, o proprio computador se encarrega em passara as instruções para a linguagem de máquina. Este foi um grande passo, pois abriu o uso dos computadores para os cientistas engenheiros e administradores. As linguagens de alto nível podem ser interpretadas ou compiladas. Ela será interpretada se o computador for traduzindo para linguagem de máquina cada instrução a medida em que for executando. Ela será compilada se todas as instruções do programa forem traduzidas para a linguagem de máquina antes da execução do programa. Neste caso o programa em linguagem de alto nível é conhecido como programa fonte e o programa em linguagem de máquina é conhecido como programa objeto. São exemplos o Fortran, o Basic, o C++, etc.

4. Linguagem de script – São linguagens que atuam dentro de outros programas e que são executadas no compoutador cliente. Em geral são programas interpretado. Nas home pages por exemplo programas de script podem ser inseridos no cabelçalho. São exemplos de linguagens de script o Phyton, o Pearl, o JavaScript, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário