sexta-feira, 6 de março de 2009

Tabela periódica

Hoje, em 1869, Mendelev apresentou a primeira versão de sua tabela periódica dos elementos fazendo uma apresentação formal na Sociedade Química Russa. Na versão final apresentada em 1871 ele deixou vários “buracos” na Tabela e fez previsão das propriedades do elementos que deveriam ocupar alguns dos buracos. Estes elementos acabaram sendo descobertos mais adiante.

image

Mendelev nasceu em 1834 na Rússia. Aos 13 anos, depois da morte de seu pai e destruição da fábrica de sua mãe por um incêncio, ele cursou o ginásio em Tobolsk. Em 1849, sua família mudou-se para St. Petersburg onde ele entrou no Instituto Pedagógico. Terminado a graduação, por causa de uma tuberculose, ele semudou para a costa Norte do Mar Negro onde fez o mestrado em Simferopol. Curado, retornou a St. Petersburg em 1857. Entre 1859 e 1861 trabalhou com capilaridade e espectroscopia, escrevendo um livro sobre este assunto. Em 1862 se tornou professor de química no Instituto Tecnologico de St. Petersburg. Em 1865 ele obteve o seu doutorado com a tese “Sobre a combinação da água com o etanol”. Depois que se tornou professor Mendeleve escreveu um livro texto em dois volumes intitulado Principios da Química (1868-1870) onde tentou classificar os elementos e percebeu a periodicidade.

Pouco depois que Mendelev apresentou sua tabela Meyer apresentou uma tabela identica, mas o que dá mais crédito a Mendelev é a descrição precisa feita por ele do germânio, gálio e escandio descobertos mais tarde.

A seguir é mostrada uma versão curta da Tabela Periodica.

image

Além desta tem a versão vertical que pode ser vista em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Periodic_table_(alternate)

A mais curiosa é a Tabela Periodica de Bentley onde os elementos são arranjados em espiral e que pode ser vista em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Alternative_periodic_tables

Nenhum comentário:

Postar um comentário