quinta-feira, 5 de março de 2009

Classificação das reações

As misturas reagentes podem ser homogêneas e heterogêneas, mas o que dizer das reações?

As reações homogêneas são aquelas que correm no interior de fases e as reações heterogêneas são aquelas que ocorrem na interface entre fases. Por exemplo, se numa mistura heterogênea bifásica o reagente presente numa das fases se transfere para a outra fase e lá reage, a reação será homogênea. Se o reagente migrar até a interface e reagir por lá a reação será heterogênea. As reações que ocorrem na catálise heterogênea são heterogêneas, mas reações heterogêneas não catalíticas existem.

Qual o interesse em fazer esta distinção? Simples. A forma de abordagem cinética difere. A velocidade das reações homogêneas se refere a unidade de volume da fase onde ela ocorre e a velocidade das heterogêneas se refere a unidade de área interfacial.

Pode existir uma reação homogênea-heterogênea? Sim, uma sequencia de reações pode ter etapas homogêneas convivendo com etapas heterogêneas. Neste caso a reação global é do tipo homogênea-heterogênea.

Uma outra classificação das reações é em homofásicas e heterofásicas. As homofásicas ocorrem numa única fase e as heterofásicas se espalham por mais de uma fase. E  dai? Dai que as homofásica não envolvem transferencia entre fases e as hetrofásicas sim.

  • reação homogênea homofásica (hidrólise de esteres)
  • reação homogênea heterofásica (hidrogenação de olefinas na presença de ácido sulfúrico)
  • reação heterogênea homofásica (qualquer catálise heterogênea)
  • reação heterogênea heterofásica (hidrólise da cal viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário