quinta-feira, 16 de abril de 2009

PET 002 – Aparência do petróleo

Em sua forma de apresentação mais usual, o petróleo é um liquido oleoso cuja coloração varia entre o marrom escuro e o preto. Embora esta seja a faixa de cor dominante, o petróleo pode apresentar outras colorações ou, até mesmo, ser incolor. A cor é determinada, em grande parte, pela composição e a coloração escura se deve a presença de compostos sulfurados e de substâncias asfalto-resinosas.

Quando visto contra a luz, o petróleo adquire uma tonalidade levemente avermelhada e, quando visto sob luz incidente, fluoresce adquirindo um tom levemente esverdeado. Esta fluorescência, que pode ser atribuída à presença de compostos poliaromáticos, é responsável pela iridescência das manchas de óleo na água.

Quanto ao estado físico o petróleo pode se apresentar nos três estados mais conhecidos da matéria: gasoso, líquido e sólido. Embora não seja propriamente um petróleo, o gás natural tem a mesma origem e pode ser considerado como petróleo gasoso. Deixando de lado o gás natural, alguns petróleos podem se solidificar na temperatura ambiental. Em todo caso, para ser explorado na forma como é explorado, o petróleo precisa ser líquido nas condições reservatoriais.

PRÓXIMO: PET 003 – Densidade do Petróleo

2 comentários:

  1. Nossa, gostei da novidade. Não sabia que o petróleo também pode ser incolor...Essa informação provocará um impacto na maioria dos meus colegas na hora da apresentação do meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Apenas não transmita a impressão de que é comum encontrar petróleo incolor. Não é. O relato mais antigo de um afloramento de petróleo incolor foi dado pela tropa de Alexandre quando perambulava pela região do Mar Negro. O mais próximo que vi foi um frasco contendo petróleo de Java que mais parecia gasolina com um tom amarelado.

    ResponderExcluir