segunda-feira, 27 de abril de 2009

Carother e a síntese do Nylon

Em 1935, foi sintetizado o nylon pelo químico chamado Wallace Hume Carothers que nasceu hoje em 1896. Ele produziu este polímero pela condensação do acido adípico com a hexametileno diamina. O polimero produzido era, portanto, uma poliamida que recebeu o nome de nylon. Dizem que o nome resultou da combinação das iniciais de New York com as três primeiras letras de London (Londres). Foi a primeira fibra sintética produzida.
Carother era o chefe da equipe de pesquisas em química orgânica da Dupont e suicidou-se antes do nylon ser comercializado em 1938. O nylon se mostrou insuperável como o análogo sintético da seda. Por isso, é largamente usado na confecção de meias e roupas intimas, maiôs, biquínis, como fio para suturas cirúrgicas, panos para pára-quedas, etc. O nylon sólido é usado na confecção de peças de máquinas.
Basicamente o nylon se forma na condensação de uma diamina com um diácido
image
ou pela condensação de aminoácidos ou pela abertura do anel de lactamas que nada mais são do que amidas cíclicas. A lactama com seis carbono é conhecida como caprolactama
image
Se o nylon é produzido de um aminoácido ele recebe um único número que corresponde ao número de carbonos no aminoácido ou lactama usados. Por exemplo, o nylon 6 é obtido pela reação acima envolvendo a caprolactama. Se o nylon é o resultado da condensação de um diácido com uma diamina então recebe dois números que corresponde ao número de carbonos na amina e no ácido, respectivamente, por exemplo, o nylon 6,6 na reação mais acima. Embora os nylons 6 e 6,6 sejam muito parecidos, o nylon 6 é mais fácil de ser fabricado abrindo a cadeia da caprolactama. O nylon 6 surgiu porque outras empresas tiveram que quebrar a patente de fabricação do nylon 6,6 da Dupont para entrar no mercado.
Para mais detalhes sobre o nylon 6,6 visitar:
http://pslc.ws/macrog/nysyn.htm

Carothers nasceu em 1896 em Burlington, Yowa. Seu pai, Ira Hume Carothers, ensinava disciplinas relacionadas com contabilidade. In 1915 entrou no Tarkio College onde se especializou em química. Depois do inicio da Primeira Guerra, foi solicitado a exercer o cargo de professor de química pela falta de pessoas experientes. Obteve o Bacharelado em Ciência em 1920 ingressando, em seguida, no Departamento de Química da Universidade de Illinois. Contudo, ensinar não era o seu forte. Ele preferia trabalhar no laboratório.
Em 1928, a Dupont criou uma divisão de pesquisas visando o desenvolvimento de materiais artificiais. Carother deixou Harvard para dirigir esta divisão. Um dos seus primeiros estudos foi estudar um grupo químico conhecido como polímeros do acetileno. Esta pesquisa o levou a descoberta do neopreno. Dai para o desenvolvimento do nylon foi um pulo.
Em 1936 foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências. Muitos anos depois de sua morte, a Dupont criou um laboratório de pesquisas que recebeu o seu nome.

2 comentários:

  1. Gostei! Vou dar uma aula e cheguei em você. Márcia (Antib.)

    ResponderExcluir