terça-feira, 21 de abril de 2009

Algebra computacional

Um sistema de algebra computacional é um  programa de computador que realiza calculo na matematica simbolica. Normalmente, os sistemas disponíveis no mercado incluem: precisão aritmética arbitrária, capacidade de manipulação simbolica de equações incluindo derivação e integração, facilidades gráficas bi e tridimensional, capacidade de manusear matrizes e resolver sistemas lineares, uma linguagem de alto nível que permita o usuário implementar os seus próprios algoritmos e uma biblioteca de programas prontos.

Estes programas surgiram nos anos 70 em decorrencia de pesquisas em inteligencia artificial. Os primeiro a serem popularizados foram o Reduce, o Derive e o MacSyma todos ainda comercializados.Os atuais lideres de mercado são o Maple e o Mathematica. Nas universidades brasileiras, o MATLAB é muito disseminado.

Para uma comparação entre estes três basta uma visita ao site do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade do Colorado a seguir:

http://amath.colorado.edu/computing/mmm/

Como são caros é sempre bom considerar programas “freewares”. Entre eles se destacam o MuPAD (comercial, mas oferece uma versão “freeware”, ambora os desenvolvedores não admitam é considerado um clone do Maple), Maxima (emula o Macsyma), o Octave (emula o MATLAB).

Os sites para download são:

MuPAD (http://www.mathworks.com/support/faq/mupad.html.

Maxima (http://maxima.sourceforge.net/)

Octave (http://www.gnu.org/software/octave/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário