quinta-feira, 16 de abril de 2009

Engenharia genética

A engenharia é o ramo da tecnologia que projeta artefatos. Artefatos são entes não existentes na natureza e cuja existência se deve exclusivamente a ação humana. É o caso das pontes e estradas, dos veículos automotores, das sondas espaciais. A engenharia é dividida em modalidades conforme os tipos de artefatos estudados e projetados.

A genética estuda o DNA ou, mais especificamente, os genes. Os genes são seções do DNA associadas com a produção de uma proteína. É assim que o DNA atua na formação e manutenção dos seres vivos. Mexendo no DNA o ser vivo correspondente fica alterado

A engenharia genética é a modalidade da engenharia que estuda, projeta e altera o DNA dando ao ser vivo qualidades que que ele normalmente não possui. Com isso, o ser engenheirado se torna um ente artificial, ou melhor, um artefato humano vivo. Os grandes Departamentos de Engenharia Química do mundo, o MIT (http://web.mit.edu/cheme/research/areas/biological.html) por exemplo, possuem grupos de pesquisas em engenharia biológica envolvendo as engenharias genética, metabólica, tecidual e de proteínas. A tendencia destas engenharias é se destacarem da engenharia química e ganharem vida propria.

Estou falando tudo isso porque, hoje, em 1987, patentes em engenharia genética foram autorizadas pelo governo americano. Um ano depois, a primeira patente foi concedida para um camundongo altamente susceptível ao câncer de mama para uso como cobaia em testes antitumorais visando a terapia deste tipo de câncer. O “oncomouse” foi desenvolvido por Philip Leder e Timothy A. Stewart da Harvard University. A patente foi concedida à universidade e os direitos comerciais repassados para a du Pont. Os camundongos foram vendidos inicialmente por $50 cada.

5 comentários:

  1. Muito bom Carlos,sou graduando em engenharia quimica estudo em uma universidade que nao visa o perfil dos alunas como o meu que quero pesquisas na area de genetica, atualmente procuro cursos suplementares para suprir essa necessidade, gostei do seu post.

    att

    Romulo

    ResponderExcluir
  2. O melhor caminho é graduar-se em engenharia química e seguir para área biológica via pós-graduação. O portão de entrada é a Biologia Molecular.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Edison voce saberia me falar melhor sobre quais universidades oferecem essa especializaçao ?
    E tambem se possivel uma base de remuneraçao ?
    Camila ;)

    ResponderExcluir
  4. Não conheço curso de graduação em engenharia genética no Brasil.

    A rota mais rápida envolve um curso que tenha biologia molecular e dai seguir para o mestrado/doutorado em engenharia genética.

    Se for uma aluna sheldoniana, você pode arriscar uma tentativa no MIT ou Harvard.

    http://web.mit.edu/newsoffice/topic/genetic-engineering.html

    ResponderExcluir
  5. Carlos , voce poderia indicar qual via seria melhor para chegar a genetica, Engenharia de bioprocessos ou Engenharia quimica?
    Grata

    ResponderExcluir