quarta-feira, 8 de abril de 2009

Onde passarei a Páscoa

A partir de amanhã, 9 de abril estarei em Porto de Galinhas no litoral Sul de Pernambuco onde permanecerei até segunda feira dia 13 de abril. Neste tempo não deverei escrever neste blog.

No auge da escravidão no Brasil, este porto era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, muitas vezes os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola para burlar o policiamento maritimo dos ingleses. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Por isso, a praia ficou conhecida como Porto das "Galinhas". Alguns dizem que esta história não tem fundamento, mas ela é tão bonita que vamos deixar assim. Se não é verdadeira merece ser e ponto final.

image

image image

Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino. A principal atração são as piscinas naturais localizadas na Vila do Porto. Por causa delas esta praia tem sido eleita por anos sucessivos a melhor praia do Brasil. Antes da urbanização já foi considerada uma das dez mais belas do mundo. São cerca de 20 quilometros de praias que vão desde Muro Alto até o Pontal do Maracaipe tendo como epicentro a Vila com as piscinas naturais. Apenas um aviso, quando forem para Porto de Galinhas escolham uma semana de Lua cheia ou nova. Só nestas Luas a praia mostra toda a sua beleza na maré baixa que ocorre pela manhã.

image

Na foto acima vemos o piscinão de Muro Alto com dois quilometros e meio de extensão. Em Muro Alto  estão os hotéis mais luxuosos de Porto de galinhas. O recife que separa o piscinão do mar é um muro dai oi nome esta praia.

image

Na foto acima pode ser visto p Pontal do Maracaipe localizado na foz do rio de mesmo nome.

Quem vai a Porto de Galinhas tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Para isso, o turista só precisa fazer um passeio de jangada pelo pontal de Maracaípe. No local, é possível ver o animal em seu habitat. Lá, também se encontra o Projeto Hippocampus - que desde 2001 está presente no balneário e luta pela preservação desses animais.

image

A foto acima foi obtida no Google Earth e a flecha aponta para minha residencia de veraneio localizada num condomínio de quatro casas. Esta semana é de Lua cheia. Já viu né. Até segunda, digo, terça ou seria quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário