segunda-feira, 13 de abril de 2009

EPI – Equipamentos de proteção individual

Equipamentos de Protecção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a actividade.

image

Um EPI importante nas indústrias químicas é o capacete. Ele é fundamental em qualquer lugar onde exista a possibilidade de queda de ferramentas e outras peças pesadas. O capacete tem salvado muitas vidas e quem trabalha no chão de fábrica sabe disso. Visitando uma fábrica me foi contada a seguinte história. Como parte de um programa de segurança foi instituido o uso obrigatório do capacete, mas o que se observava era que só os peões usavam fora eles os outros resistiam a usar. Isso até que um gaiato sugeriu que fossem dados capacetes com cores diferentes conforme a posição na hierarquia da fábrica. A partir dai ninguém mais tirava o capacete nem no refeitório.

 

image

A visão é uma coisa muito importante já dizia um dos comerciais mais bem bolado da Casa Lux Ótica, só quem perdeu percebe esta importancia. Então os olhos devem ser protegidos com EPI adequados.

image

Um exemplo de atividade que requer proteção é a soldagem que exige máscaras próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário