domingo, 26 de abril de 2009

Como surgiu a carta patente

Hoje, em 1552 foi concedida a primeira carta patente regular para Henry Smith envolvendo uma técnica de produção de vidro. Naquele tempo a patente era um édito real dando conhecimento a todos da vontade do rei. Com isso, começou a concessão regular de patentes que dura até hoje.

Esta não foi, contudo, a primeira carta patente. A primeira foi concedida, também na Inglaterra, por Henrique VI mais de 100 anos antes, em 3 de abril de 1449, à John of Utynan. Este deveria introduzir a técnica de produção de vidros coloridos na Inglaterra visando a fabricação de vitrais para o rei.

A patente é uma concessão de direito de exclusividade a uma pessoa por um tempo limitado em troca da revelação da sua invenção. Terminado o período de concessão da exclusividade a invenção se torna de domínio publico. A concessão de cartas patentes varia de pais para pais sendo regida por acordos internacionais coordenados pela OMC que padronizou a duração mínima em 20 anos. Contudo, a duração varia com o tipo de patente e com o pais onde a patente é concedida.

5 comentários:

  1. quando foi que surgiu a carta ???

    ResponderExcluir
  2. eu catei isso para colocar no meu trabalho e tirei um 100

    ResponderExcluir
  3. Este tópico se refere a carta patente, mas muitas vezes a pessoa vem até aqui pensando em correspondência. A carta correspondente surgiu praticamente com o correio. O primeiro serviço organizado de envio de documentos escritos remonta a 2400 anos antes de Cristo, tendo surgido no Antigo Egito, quando os faraós usavam mensageiros para a remessa de decretos.

    ResponderExcluir
  4. coloca depois como surgiu a carta de leitor

    ResponderExcluir