sexta-feira, 25 de março de 2011

REF 014 – Alquilação

Alquilação consiste basicamente em reagir o isobutano

image

com o propileno e o butileno

imageimage

para produzir o isoheptano e o isoctano. A reação é catalisada por ácido, que pode ser o sulfúrico ou o fluorídrico. As olefinas são extremamente solúveis no ácido. Já o isobutano é levemente solúvel.

O principal produto da alquilação é o alquilado um combustível especial de alta octanagem. No processo surgem como subprodutos o propano e o butano. O isobutano é reciclado.

Tudo começa com a refrigeração da mistura reagente. A reação é realizada 4ºC e 13º se o catalisador for o ácido sulfúrico. Se o ácido fluorídrico for usado a temperatura pode ser mais alta. A pressão deve ser suficientemente alta para manter a mistura reagente no estado líquido. O gás craqueado pode vir de qualquer unidades de craqueamento seja ele térmico ou catalítico. A unidade de coqueamento retardado também produz gases craqueados.

image

A primeira coisa a ser feita é resfriar a mistura antes de alimentar o refrigerador. Devidamente resfriada a mistura segue para o reator, na verdade uma bateria de reatores do tipo tanque bem misturado. O tempo de residência é de cerca de 20 minutos. Em seguida a mistura vai para um recuperador de ácido. Tudo isso pode ser juntado numa peça só. O ácido recuperado é devolvido ao reator. A água não deveria infiltrar, mas infiltra, acompanhando principalmente o gás craqueado. Por isso, a mistura passa por um lavador caustico. A partir dai tudo se resume a fracionamentos. A primeira fracionadora, debutanizadora, separa o alquilado como produto de base. As outras duas visam deixar o isobutano não reagido em condições de ser reciclado. Elas podem ser dispensáveis.

Um comentário: