quarta-feira, 23 de março de 2011

JAV - 001 – Identificadores e dados

O Java é a linguagem de programação que está na moda atualmente. Ela é basicamente uma linguagem de programação em rede.Por ser uma linguagem voltada para redes, ela independe da plataforma usada pelo usuário. Enquanto as outras linguagens trabalham com caracteres ASCII, o Java trabalha com os caracteres do Unicode.

Identificadores

O identificador é o nome que identifica o lugar na memória RAM onde um determinado tipo de dado será armazenado. Os engenheiros gostam de chamar o identificador de variável. Para ser efetivo o identificador precisa de duas informações fundamentais: o tipo de dado e quanta memória deve ser reservada. O nome do identificador deve ser único. Não existe limite para o tamanho do nome de um identificador.O nome pode ser bem curto, por exemplo, x. Pode ser longo, por exemplo, TemperaturaNaEntradaDoReatorDeNitraçãoDoBenzeno. Esta forma de escrever nomes de identificadores é chamada notação camelo. Outra forma seria separar as palavras por sublinhado, por exemplo, velocidade_inicial_do_projetil. O objetivo é facilitar a leitura do nome necessidade de introduzir espaços em branco. Atenção, o Java distingue minúsculas de maiúsculas. Os programadores da Microsoft nomeiam os identificadores iniciando por uma letra que identifica o tipo de dado manuseado pelo identificador. Esta forma de nomear identificadores é chamado notação húngara.

Dados

Os dados manuseados pelo Java são os seguintes:

  1. Números inteiros ou de ponto fixo
  2. Números reais ou de ponto flutuante
  3. resposta booleana
  4. cordões de caracteres.

Até aqui nenhuma novidade. Todas as linguagens de programação manuseiam estes mesmos tipos de dados.Todas as linguagens de programação trabalham com estes tipos básicos de dados. Apenas acrescentamos que os números inteiros são ditos de ponto fixo porque o ponto a direita do número está implícito e não precisa sequer ser colocado. Os tipos de números inteiros reconhecidos pelo Java são:

  1. byte – armazenado em 1 byte, podendo assumir valores de -128 até +127;
  2. short – armazenado em 2 bytes podendo assumir valores entre -32768 até +32767;
  3. int – armazenados em 4 bytes, podendo assumir valores de – 2147483648 até +2147483647 e
  4. long – armazenados em 8 bytes podendo assumir valores entre -9223372036854775808 até +9223372036854775807

Os números reais são dito de ponto flutuante, porque o ponto pode ser colocado em qualquer posição. Ele separa a parte inteira da parte decimal do número. Os números reais reconhecidos pelo Java são:

  1. float – armazenado em 4 bytes podendo assumir valores no intervalo ±3,40282347 1038 (7 dígito significativo) e
  2. double – armazenados em 8 bytes podendo assumir valores no intervalo ±1,79769313486231570 10308 (15 dígitos significativos).

Os dados booleano são de apenas um tipo:

  1. boolean – armazenado em 1 byte e admite apenas dois valores: verdadeiro e falso.

No caso dos cordões de caracteres, cada caractere ocupa 2 bytes. O Java, sendo uma linguagem de internet, reconhece os 65546 caracteres do Unicode. Isso significa que o Java reconhece as letras, sinais e outros glifos das principais línguas do mundo.

  1. char – armazena cordões de caracteres contabilizando 2 bytes para cada caractere do cordão.

A especificação deve ser feita no primeiro uso do identificador

long fatorial

Com isso fica reservados 4 bytes na memória para receber um número inteiro sinalizado. O interessante no Java é que a variável pode ser especificadas dentro das expressões aritméticas. Por exemplo,

float X = float A + float B

Isso dá um cráu na cabeça de quem tenta decifrar o programa. O programa vai reservar 4 bytes para cada um dos três identificadores que aparecem na expressão. Java tem uma categoria de dados numérico em que o Java reserva tantos bytes quantos forem necessários até a saturação da memória. Para quem usa a notação húngara os prefixos são: b (boolean); by (byte); c (char); i (int); l (long); n (short) e d (double).

Nenhum comentário:

Postar um comentário