sábado, 19 de março de 2011

Polímeros e oligômeros

Os polímeros são compostos macromoleculares sintéticos formados pela união em cadeia de um composto menor, o mero. Ele é o menor bloco de construção encontrado na cadeia.  O polietileno nada mais é que uma imensa parafina linear.

image

No exemplo acima vemos uma parafina linear com 13 carbonos. A maior parafina encontrada no petróleo, principal fonte natural de parafinas, tem 40 carbonos. O polietileno tem muito, mas muito mais. O monômero usado na produção do polietileno é o etileno

image

O mero, que é o menor bloco de construção da cadeia polimérica é o metileno, conhecido como meteno e também como carbeno.

image

 

Para uma macromolécula ser considerada um polímero é necessário que ela seja sintética e que tenha propriedades físicas e mecânicas tais que permita o seu uso na fabricação de artefatos. Como estas propriedades estão relacionadas com o comprimento da macromolécula, o polímero só é polímero a partir de um certo comprimento do filamento macromolecular ou, o que é a mesma coisa a partir de um determinado peso molecular. As macromoléculas com tamanhos considerados insuficientes para serem chamadas. polímeros são chamadas oligômeros. Um exemplo de oligômero do polietileno é a parafina extraida do petróleo. Se alguém passou batido por este detalhe é bom rever. Os polímeros são compostos macromoleculares sintéticos. A rota de produção de oligômeros é a mesma de produção de polímeros.

Todos os polimeros tem um oligômero correspondente, mas a reciproca não é verdadeira.  Algumas macromoléculas por mais que cresçam nunca atingem o ponto de serem rotuladas como polímero. O polimetilmetacrilato, cujo monômero é o metilmetacrilato, é o nosso conhecido acrílico que possui excelentes propriedades óticas e mecânicas. Já o monômero butil acrilato, por mais que seja polimerizado nunca atinge a condição de polímeros.

A turma que estuda os biopolímeros define o oligossacarídeo em função do numero de meros na cadeia. As cadeias com menos de 10 meros são “oligo” e as com mais de 10 são “poli”. Porque 10 meros é um tamanho mágico? Isso ninguém consegue responder.

2 comentários:

  1. Sou formando do curso de Polímeros da Fatec-Sorocaba.
    Por mais que tenha estudado sobre o assunto, este pequeno artigo me agregou conhecimento pela ótica em que foi exposto.

    Geonir Moreira - Iperó - SP.

    ResponderExcluir