sexta-feira, 10 de setembro de 2010

REF 010 - Óleo combustível

Foi visto dois combustíveis: a gasolina que aciona motores onde a explosão decorre de uma faísca elétrica e o diesel usado nos motores onde a explosão decorre da compressão. Eles são conhecidos como combustíveis brancos. A gasolina é formulada de frações leves para não detonar antes do tempo e o diesel , a partir de frações pesadas.

Agora vem o terceiro tipo de combustível obtido do petróleo:os óleos combustíveis. Estes são queimados para produzir calor. Eles são bem parecidos com o diesel, sem o rigor de formulação deste, e são obtidos igualmente dos destilados atmosféricos.  Basicamente, eles são levados ao queimador por uma bomba de engrenagem numa pressão entre 10 e 15 atm para um bico ejetor que nebuliza o óleo. A queima é provocada por uma faísca elétrica e ar é injetado por um soprador. Esta é uma explicação bem simples, mas suficiente para esclarecimento. Os óleos combustíveis respondem por cerca de 25% do barril de petróleo sendo o maior corte depois da gasolina.

image

Os óleos combustíveis pela origem podem ser leves se provém dos destilados da coluna atmosférica, intermediário se provém do gasóleo atmosférico e pesados e provém do cru reduzido. Uma classificação mais rigorosa pode ser vista nas normas. As qualidades dos diversos combustíveis devem respeitar a norma pertinente senão será classificado como fora da norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário