quinta-feira, 3 de junho de 2010

Polimerização por adição de cadeia: iniciadores

A polimerização por adição de cadeia tem três etapas: iniciação; propagação e terminação. Na etapa de iniciação o iniciador, que alguns chamam erroneamente de catalisador, quebra dando origem a dois radicais livres.  Os radicais livres  combinam-se com o monômero e dão partida a etapa  de propagação caracterizada pelo crescimento da cadeia polimérica.

Para ser um iniciador a substância precisa dar origem a radicais livres em condições suaves. Para isso, precisa ter uma ligação fraca.  Os peróxidos orgânicos e os azo compostos atendem a este requisito. Isso, por sua vez,  faz com que sejam produtos químicos que devem ser manuseados com cuidado e armazenados sob refrigeração pois podem explodir fácilmente.

Os peróxidos organicos tem a forma geral

image

Alguns peróxidos podem ser usados com iniciadores de polimerização. A formação de radicais livres ocorre segundo a reação

image

Na reação acima estamos supondo R1 = R2 = R.  São exemplos de iniciadores pertencentes a classe dos peróxidos

  • Peróxido de benzoila
  • Peróxido de lauroila
  • Peróxido de isopropil dicarbonato

Os azo compostos tem a forma geral

image

Os azos compostos formam radicais livres segundo uma reação bem parecida com a dos peróxidos. A diferença está em que o gás liberado é o nitrogênio.  Os iniciadores pertencentes a esta categoria de compostos são

  • AIBN
  • ABCN

As polimerizações podem ser conduzidas usando um iniciador puro ou, então, um coquetel de iniciadores. A química da polimerização governa a escolha.

Um comentário:

  1. ótimo...gostei muito do blog e das informações a respeito dos polímeros.

    ResponderExcluir