sábado, 5 de junho de 2010

Mapa de riscos

O mapa de riscos consiste numa planta baixa onde são marcados os pontos de risco. Nestes pontos são colocados circulos cujos tamanhos classificam os riscos em: pequeno, médio e grande. Se considerarmos o diâmetro do circulo menor como base, o circulo intermediário terá o dobro do diâmetro e o circulo maior o quadruplo do diâmetro. A questão sobre quem deve elaborar estes mapas é regido por lei federal.

image

É interessante que estes círculos também fixados bem visíveis nos locais de risco. A questão é que o responsável pela área não gosta, principalmente se o risco decorrer de relaxamento ou mau planejamento.

Os circulos acima são vermelhos. O vermelho é a cor do risco químico. Os outros tipos de riscos tem cores próprias listadas abaixo.

image

A seguir seguem breves descrições dos vários tipos de riscos.

RISCO QUÍMICO

Este risco decorre do manuseio de substâncias químicas. Uma balança analítica é um ponto de risco químico. Um local de pipetagem é outro ponto de risco químico. Uma unidade industrial química com certeza terá vários pontos de risco químico. Este risco está associado também com fumos e vapores, solventes, etc.

RISCO FÍSICO

O risco físico não deve ser confundido com o risco mecânico que será visto mais adiante. Ele está associado com radiações ionizantes, barulho, calor e frio. Um ponto de risco físico pode pode ser qualquer equipamento quente que possa ser tocado com o braço por exemplo.

RISCO BIOLÓGICO

Este tipo de risco está associado aos chamados níveis de biossegurança que já foram visto neste blog. Está também associado com lixos e esgotos mal processados. Os banheiros são locais locais onde um certo nível de risco biológico existe.

RISCO ERGONÔMICOS

Este tipo de risco decorre de má postura na execução do trabalho, sobrecarga de serviços, falta de treinamento, equipamento inadequado, pressão da chefia, jornada de trabalho sem descanso, etc.

RISCO MECÂNICO

Este tipo de risco está associado com colisões e quedas. Onde existe um degrau a possibilidade de uma queda ou uma luxação aumenta, sendo, portanto um ponto de risco mecânico. Aparelhos sem proteção que podem arrancar um dedo ou braço é outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário