sábado, 18 de dezembro de 2010

Tornassol.

Azul de tornassol é um corante solúvel em água extraído de certos líquens que se torna vermelho em condições ácida e azul em condições básica. A mudança de cor ocorre para variações no pH de 4,5 a 8,3 a 25 graus Celsius. É usado como um indicador pouco preciso pouco preciso de acidez ou de alcalinidade quando se quer determinar, simplesmente, se a solução é ácida ou básica.

Dissolve-se 1g de azolitmina em solução aquosa levemente alcalina, acidula-se levemente e dilui-se com água até 100 mL. Para preparar o papel de tornassol mergulha-se o papel na solução e deixa-se secar. Se quiser impressionar os amigos chame de solução ou papel de azolitmina.

2 comentários:

  1. E como funcionam os papéis da Merck ,que tem faixas bastante precisas?
    Augusto K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de fabricar é a mesma. A azolitmina não é o único indicador. Existem outros que funcionam em outras faixas. Pode-se usar misturas de indicadores. Existem vários papéis indicadores universais que cobrem a faixa de 1 a 14 cada um com a sua receita.A primeira formulação, segundo a Wikipedia, foi proposta por Yamada em 1923 Para o caso específico da Merck eu desconheço qual das receitas é usada, mas, com certeza a Merck deve usar material de primeira.

      Excluir