sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reações mecanoquímicas

Consiste em moer o reagente sólido para obter um produto também sólido. Foi o que fez um grupo polonês usando um simples pilão. Isto é possível porque estes compostos formam estruturas cristalinas com fracas ligações não-covalentes. Durante a trituração a ligação se quebra e novos compostos químicos são criados.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mecanoquimica-reacoes-compostos-solidos&id=010160101210

Neste blog tem uma classificação bem abrangente dos reatores químicos. Está na hora de ampliar esta classificação. Então os reatores químicos podem ser:

  • reatores termoquímicos;
  • reatores eletroquímicos;
  • reatores fotoquímicos;
  • reatores bioquímicos e …
  • reatores mecanoquímicos.

Quem se habilita a fazer o balanço material e energético deste tipo de reator? Qual o equipamento que realizará este tipo de reação em larga escala. Impacto dará resultado melhor do que moagem ou não?

6 comentários:

  1. http://www.aps.org/programs/education/images/whyphysics.jpg

    10 motivos para cursar Física.

    Concorda com isso, professor ?

    ResponderExcluir
  2. Conversa ouvida entre um engenheiro e o técnico que finalizava o painel de controle do LHC:
    - O painel fica pronto hoje?
    - Está quase pronto.
    - Então eu vou providenciar uma visita das crianças da escola maternal que fica aqui perto para brincarem no painel.
    - Por que?
    - Porque vai ser operado por físicos.
    Apesar deste teste radical os físicos conseguiram quebrar o LHC logo no primeiro dia.

    ResponderExcluir
  3. Mas professor, nesse painel ta escrito claramente: "If you study engineering, you can do engineering. If you study physics, you can still do engineering"

    Então pra que serve a engenharia ?

    ResponderExcluir
  4. Todo projeto e construção tem que ter um engenheiro responsável.Qualquer problema o raio cai em cima deste engenheiro. Um engenheiro pode assumir a responsabilidade pelos cálculos feitos por um físico ou matemático, mas não recomendo.

    Eu conheço muitos físicos que são engenheiros, isto é, formados em engenharia. Estes, se se credenciarem podem assumir responsabilidades na engenharia que se formaram.

    Eu não conheço nenhum bacharel ou licenciado em física que atue como engenheiro responsável. Pode ser preso.

    ResponderExcluir
  5. Não pode ser preso, não. Principalmente pela regulamentação da profissão de Físico que está por vir. Os físicos brasileiros vão poder entrar em áreas que até então só eram dominadas por engenheiros, como a fibra optica, a engenharia de materiais, a engenharia nuclear, a engenharia biomédica, engenharia química, acustica, robótica, etc. Isso, pelo que sei, acontece em vários países.

    Vão atuar como engenheiros, mas com o rótulo de "Físico". Afinal, o que não é Física ? Ninguem vai poder evita-los.

    ResponderExcluir
  6. Os engenheiros já atuam na física há séculos. O próprio ministro da Ciência e Tecnologia, que se diz físico, é engenheiro. Einstein se formou pela politécnica de Zurique, uma escola de engenharia. Ele pretendia seguir a carreira do irmão que era engenheiro elétrico. Os físicos diplomados em engenharia estão aptos a assumir responsabilidades de engenheiros. Isso ninguém discute.

    Se os bacharéis e licenciados em física estão aptos é outra história. Se estes profissionais podem atuar como engenheiro em outros países eu desconheço. Cite alguns para animar a conversa.

    Assinar é fácil. É só assinar.

    ResponderExcluir