terça-feira, 3 de abril de 2012

Unidade de coqueamento retardado

No craqueamento, a formação de coque não é normalmente desejada e todo o esforço é orientado para evitar a sua ocorrência. No craqueamento térmico a formação de coque entope a tubulação dentro da fornalha, dai a adição de vapor d’água à mistura reagente para minimizar a deposição nas paredes do tubo.No craqueamento catalítico o coqueamento é tolerado, pois a queima do coque viabiliza energeticamente o processo.

No coqueamento retardado o objetivo é produzir coque. Para isso, a matéria prima, normalmente o resíduo da coluna de vácuo, é aquecida até pouco acima de 500ºC sob 4-5 atm. O material aquecido é colocado em tambores onde permanece resfriando em repouso durante 24 horas. Disto decorre o nome de coqueamento retardado. O coque se forma dentro dos tambores literalmente entope o tambor.. Para retirar o coque existem dois métodos: quebrar o coque usando chicotes rotatórios ou, um forte jato de água.

Os vapores craqueados são levados a fracionadora principal da unidade de coqueamento onde ocorre o fracionamento em: gasóleo leve de vácuo e gasóleo pesado de vácuo. Fração leve passam por três colunas conhecidas como desetanizadora, depropanizadora e debutanizadora. Na base da coluna debutanizadora sai a nafta de coqueamento que, antes de qualquer outro procedimento deve passar por um hidrorefinamento devido a presença de hidrocarbonetos olefinicos.

Na foto a seguir está uma unidade de coqueamento retardado com quatro tambores.

image

Foto:Wikipedia

6 comentários:

  1. Na Refinaria Abreu e Lima a matéria prima da Unidade de Coqueamento Retardado será o resíduos atmosférico, num esquema inédito de refino no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim resíduo atmosférico, explique isso melhor Rui!

      Excluir
    2. É ou seria um resíduo atmosférico que será usado como matéria prima para que seja obtida uma nova fração.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por que vc acha estranho?

      Excluir
    2. Porque vai transformar boa parte do resíduo da coluna atmosférica em coque e frações ricas em olefinas.

      Se o petróleo for realmente pesado como suspeito ser, o processo não parece ser otimizado para produção de Diesel.Contudo,não disponho de informações para ser taxativo, dai me limitar a achar estranho.



      Excluir