segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga?

Aguardente é o alcool produzido de vegetais amiláceos ou açucarados. São aguardentes o vodka, a bagaceira, o uisque, o sakê, etc. A cachaça e a pinga também são aguardentes. O nome vem da antiga Grécia significando água que arde no sentido de pegar fogo.

No que refere a cachaça a história é bem bonita. Por volta de 1540, os primeiros engenhos para produção de açúcar e rapadura foram instalados no Brasil. Para se fazer rapadura, especialidade do meu irmão Cláudio, fervia-se o caldo de cana, separando a espuma que se formava - o cagaço - para dar aos animais. Os escravos perceberam que após um ou dois dias parado, o cagaço fermentava, transformando-se em álcool. Não demorou muito para os senhores de engenho descobrirem esse álcool. Acostumados a produzir a bagaceira, uma aguardente feito da uva, os senhores de engenho resolveram destilar o cagaço para separar as impurezas. Surgia assim a cachaça. Já Câmara Cascudo afirma que o nome cachaça foi importado provavelmente da Espanha onde designava a bagaceira. Pefiro a versão envolvendo os escravos.

"Se cachaça fosse boa, não precisava de tira-gosto!"

A pinga tem também uma história bonita. Para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Um dia, cansados e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo. Não pensaram duas vezes. Misturaram o melado fermentado com o novo e levaram os dois ao fogo. O “azedo” do melado era álcool, que aos poucos foi evaporando e formando goteiras no teto do engenho, que pingavam constantemente. Era a cachaça, já formada, que pingava. Daí o nome pinga.

"Dizem que a pinga mata pouco a pouco lentamente, por isso não largo dela pra não morrer de repente."

Esquecendo a origem grega do nome aguardente, contam que as gotas de pinga caindo nas costas feridas dos escravos ardiam dando origem ao nome aguardente.

A diferença entre cachaça e pinga? A cachaça é fabricada da a partir da borra ou melaço da cana, ou seja, das sobras da fabricação do açúcar. A pinga é fabricada a partir do caldo de cana depois de fermentado e destilado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário