terça-feira, 27 de julho de 2010

REF 008 - Pressão de vapor Reid

Voltando ao motor movido a gasolina. A preocupação principal neste motor é evitar a detonação antes da faísca ser deflagrada. Por isso criou-se o número de octanos. Para um motor onde taxa de compressão seja 9:1 o número de octanos deve se situar entre 80 e 90. O número de octanos cresce com a volatilidade, por isso a gasolina é formulada usando a nafta.

Isso coloca outro problema ligado a volatilidade. A gasolina vai do tanque até o motor propulsionada pela bomba de combustível. Se a gasolina for volátil demais ocorre cavitação e o motor falha o que não é interessante. Para evitar isso foi criado um parâmetro chamado pressão de vapor Reid. Então na formulação da gasolina um olho tem ficar no número de octanos e o outro na pressão Reid.

A pressão de vapor Reid (RVP – Reid Vapor Pressure) é uma medida da volatilidade da gasolina, sendo definida como a pressão absoluta da gasolina a 100°F (37,8°C) como determinada pelo teste ASTM-D-323. Então não pode ser medida de qualquer jeito, tem que ser deste jeito. Ela difere da pressão de vapor verdadeira (TVP - True Vapor Pressure).

A RVP deve atender duas condições opostas

  • na partida a frio do motor a gasolina deve vaporizar para que a faísca possa detonar a gasolina e
  • na partida com o motor aquecido a gasolina não deve se expandir ao ponto de impedir a entrada do ar.

Sobre isso existe a sazonalidade verão-inverno. Admitindo  a possibilidade de invernos e verões brabos a RVP da gasolina pode variar de 7 a 12. Por isso, em alguns países a gasolina de verão é diferente da gasolina de inverno. Outro problema é a altitude. A pressão atmosférica baixa nos lugares altos e a gasolina tende a vaporizar em todo o sistema.

Um comentário:

  1. Carlos, muito boa a explicação.

    Tenho uma dúvida sobre a nossa gasolina C.

    A Portaria 309 da ANP define outras normas para determinação da Pressão de Vapor a 37,8.C (ASTM D4953,D5190, D5191, D5482).

    Qual a diferença entre estas medidas, e a Pressão de Vapor Reid (ASTM D323)?

    Qual a Pressão de Vapor Reid da gasolina C comum?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir