sexta-feira, 21 de maio de 2010

DEST 004 - Refervedor

O refervedor é o trocador de calor que vaporiza a mistura que sai na base da coluna de fracionamento. Fora desta situação o nome é evaporador ou vaporizador. O equipamento é o mesmo trata-se de uma questão de uso É a energia fornecida ao refervedor que movimenta o líquido e o vapor ao longo da coluna. Nas colunas de adsorção, que não possuem refervedor, a energia vem com a alimentação na forma de calor latente.

Duas situações são possíveis. Na primeira, mostrada na Figura abaixo, o trocador de calor  fica separado da coluna. No lado esquerdo da figura tem-se o termosifão. Neste caso, a circulação vem da diferença de densidade entre o fluido que entra e sai do trocador.  No lado a circulação é forçada e sua causa é uma bomba.

 

image

Outra possibilidade consiste em acoplar o refervedor a coluna de forma a constituir uma só peça. A figura abaixo mostra uma situação onde o calor provém de uma camisa aquecida a vapor saturado. O fluido de aquecimento pode ser um fluido térmico.

image

Outra possibilidade é o aquecimento elétrico, sem esquecer o velho e sempre eficiente fogo direto e indireto.Estas opções tem vantagens e desvantagens, mas que serão discutidas mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário