terça-feira, 25 de maio de 2010

PET 014 - Propriedades das rochas: granulometria

Esta é uma propriedade importante da rocha armazenadora e refere-se ao tamanho dos grão nelas existentes. Antes de analisar a granulometria é necessário “soltar” os grãos, Por exemplo, nos arenitos os grãos de areia podem estar cimentados tornando necessário “descimentá-los”. A granulometria faz parte da análise mecânica da rocha e interessa no estabelecimento de estratégias de perfuração. O  resultado de uma análise granulométrica  é apresentado como uma curva de distribuição ponderal dos tamanhos dos grão.

Grãos acima de 1 cm são classificados como seixo. Abaixo disso até 1 mm pedregulho.   Areia grossa de 1 mm até 0,5 mm. Areia média de 0,5 mm até 0,25 mm. Areia fina de 0,25 mm  até 0,1 mm.  Abaixo disso estão as particula fosseis e argilosas. Estas ultimas abaixo de 0,01 mm.

Para classificar por tamanhos pode ser utilizado um conjunto de peneiras vibratorias cujos tamanhos estão padronizados em 0,053 mm; 0,074 mm; 0,105 mm; 0,149 mm;0,210 mm; 0,297 mm; o,42 mm; 0,5 mm; 0,84 mm; 1,68 mm e 3,36 mm. Particulas de tamanhos maiore podem se medida diretamente   e particulas menores por sedimentação.  Nest último caso a sedimentação pode ser acelerada usando ou ciclone, ou uma cntrifuga, ou um contador Coulter.

Divagando um pouco do assunto central em seguida serão apresentados os diversos diâmetros de particulas irregulares.

  • Diâmetro volumétrico – diâmetro de uma esfera de mesmo volume da particula;
  • Diâmetro superficial – diâmetro de uma esfera de mesma aárea superficial da particula;
  • Diâmetro de Stokes – diâmetro de uma esfera com mesma velocidade de queda e nop mesmo fluido usando a fórmula de Stokes;
  • Diâmetro de Feret – distância de duas tangentes colocadas nos lados opostos da partícula;
  • Diâmetro de Martin – comprimento da corda que bisseta a particula em duas áreas iguais e
  • Diâmtro da corda maxima – Diâmetro da maior corda na imagem da particula e inteiramente contida nela.

Tem mais,  mas chega por hoje. Falando sobre o tamanho médio das partículas, as seguintes médias são possíveis: aritmética, quadrática, cúbica, geométrica e logaritmica.  Isso sem falar na mediana e na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário