terça-feira, 23 de março de 2010

Triturador de mandíbula

A redução do tamanho de particulas é uma operação importante das indústrias químicas. Ela é conhecida como trituração e moagem e como cominuição. Muitos desenhos deste tipo de equipamentos desenvolvidos empiricamente e usados. Na prática existe uma seleção darwiniana e apenas os melhores equipamentos sobrevivem.

As triturações podem ser classificadas em: em grosseiras, intermédiarias e finas. Os trituradores grosseiros recebem o material bruto que podem ter blocos de até 1,5m.Contudo, para ser classifacado como grosseiro basta receber material com particulas cujos tamanhos superam 25 centimetros. Os moedores finos conseguem reduzir o tamanho das particulas ao pontos delas passarem numa peneira de 200 mesh. Os trituradores intermediários são limitados no tamanho das particulas que podem receber, não chegando ao ponto de ser classificado como grosseiro e nem conseguem moer ao ponto de passar numa peneira de 200 mesh como os moedores finos. Eles recebem o material dos moedores grosseiros e entregam aos moedores finos.

O principal triturador grosseiro é o triturador de mandibulas. Como o nome está sugerindo, ele “mastiga” as particulas. Eles são constituidos por duas mandíbulas, uma fixa e posicionada verticalmente e outra móvel inclinada em relação da fixa. As figuras abaixo valem por mil palavras.

Os trituradores de mandíbula caem tem duas categorias: do tipo Dodge e do tipo Blake.  Nos trituradores do tipo Dodge o eixo de movimento fica na base. A abertura na base permanece praticamente fixa e controla o tamanho máximo das partículas que saem do triturador. O angulo de abertura varia entre 20° e 30° graus.  A figura abaixo mostra um triturador do tipo Dodge.

 image

Nos trituradores do tipo Blake o eixo de movimento da mandibula móvel fica em cima como mostra a figura abaixo. O movimento da mandíbula faz com que a saida tenha área variável.

 image

O triturador de mandibulas mais comum é o do tipo Blake. Para ser preciso, o triturador de mandíbula do tipo Dodge é raro. Isto acontece porque ele tem uma tendencia desagradável de entupir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário