quinta-feira, 7 de maio de 2009

TD 016 - Zeroésima Lei da Termodinâmica

Esta deveria ser a primeira lei da termodinâmica já que ela é a mais fundamental das quatro leis numeradas. No entanto, a posição de primeira lei pertence, por usucapião, á lei da conservação da energia.

O termo zeroésima lei da Termodinâmica foi cunhado por Fowler, em 1920. Ela não surgiu de repente na cabeça de alguém. Foi quando os cientistas começaram a construir uma estrutura coerente para a termodinâmica que perceberam a necessidade desta lei.

Ela trata do equilíbrio térmico e vincula este equilíbrio a temperatura, por isso, é também conhecida como lei do termômetro. O enunciado desta lei é o seguinte: se dois sistemas estiverem em equilíbrio separadamente com um terceiro sistema, eles estarão em equilíbrio entre si. Ela sugere que quando dois sistemas estão em equilíbrio termodinâmico deve existir uma parâmetro que tem o mesmo valor nos dois sistemas. Este parãmetro é a temperatura. Sem esta lei, o uso e a construção de escalas termométricas ficaria sem sentido já que a temperatura não é um parâmetro óbvio.

Um corolário desta lei é: se dois sistemas fechados com diferentes temperaturas forem postos em contato vai haver transferência de energia até que as temperaturas se igualem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário