terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reatores do tipo gás-sólido

Um tipo bastante comum de reação é aquele que ocorre  em misturas heterogêneas do tipo gás sólido. Em geral, a fase continua é o gás e fase particulada é a fase sólida.

O sólido pode ser reagente, produto ou catalisador.  Se for reagente ele é consumido. se for ´produto ele é formado. Se ele for catalisador, ele atua sobre a reação, mas não é nem consumido e nem produzido. Em raros casos, o sólido pode ser inerte

Considerando o tipo de reator eles podem ser:


  1. Reator de leito fixo - Neste caso as partículas são retidas  no reator e qualquer tipo de movimento é impedido. A Figura a seguir ilustra este tipo de reator. A mistura reagente gasosa entra por baixo, percola o leito e sai pelo topo. 


Outro tipo de reator usado é o reator de leito móvel. Neste reator  a mistura reagente gasosa ascende em contracorrente com as partículas descendentes 



O terceiro tipo combina os dois tipos anteriores. As partículas solidas  se agitam numa corrente ascendente de mistura reagente gasosa sem. Nos casos extremos o reator de leito fluidizado podem atuar  como leito fixo ou como leito móvel. A Figura a seguir ilustra este tipo de reator.. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário