segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bombeamento paramétrico

É uma técnica de separação aparentada com a cromatografia. O equipamento que realiza o bombeamento para métrico é conhecido como bomba paramétrica. Idealmente  consiste num tubo onde a mistura realiza um movimento de vai e vem do qual resulta que o soluto 1 sai por uma extremidade do tubo e o soluto 2 pela outra. Se o tubo é recheado com um adsorvente, a separação decorre na diferença quanto a adsorção entre os solutos.

 

image

Este movimento de vai e vem da mistura pode ser acompanhado como o vai e vem sincronizado da temperatura, ou da pressão, ou do pH.  No caso da temperatura, a bomba paramétrica é chamada de bomba paramétrica térmica.

Se não houver alimentação e nem descarga a bomba paramétrica funciona em regime de batelada. Depois de funcionar por um tempo o soluto 1 vai se acumular numa das extremidades do tubo e o soluto 2 na outra extremidade. Se não houver eluente, por exemplo, uma mistura contendo apenas o soluto 1 e 2, um sairá por uma extremidade e o outro pela outra extremidade.

image

O inventor da bomba paramétrica foi R. H. Wilhelm da Universidade de Princeton. O conceito de bomba paramétrica foi apresentado por ele em 1965 num Simpósio I&EC de Engenharia Química. Wilhelm nasceu em 1904 em Nova Yorque onde viveu a sua infância e estudou até alcançar o título de Ph.D. na Universidade de Columbia.  Ensinou engenharia química por 34 anos sendo considerado um dos melhores na história de Princeton. Entrou como instrutor em 1934, tornando-se professor pleno em 1946. Em 1954, assumiu a chefia do Departamento de Engenharia Química . Embora fosse um pesquisador produtivo, sempre priorizou o ensino. Morreu em junho de 1968 de um ataque cardíaco aos 59 anos. Em 1973, o American Institute of Chemical Engineers criou o prêmio R. H. Wilhelm em Engenharia de Reações Químicas a ser concedido anualmente as pessoas que se distinguisse nesta área.

image

Um capitulo dedicado ao bombeamento paramétrico pode ser encontrado no livro a seguir. Agora um aviso aos navegantes, a modelagem envolve EDPs hiperbólicas que são resolvidas pelo método das características

Nenhum comentário:

Postar um comentário