sexta-feira, 9 de setembro de 2011

REF - Fracionamento do gasóleo craqueado

O gasóleo craqueado, proveniente do craqueamento catalítico, é levado para uma coluna chamada fracionadora principal ou, preferir, fracionadora primária. Nesta coluna, ele é dividido nas seguintes frações: fração de topo; óleo ciclo leve; óleo ciclo pesado e gasóleo residual para reciclo, que é devolvido ao reator onde ocorre o craqueamento.

A fração de topo é levado para uma bateria de colunas fracionadoras onde são separados os produtos leves de interesse de uma forma bastante semelhante a que é realizada nas unidades de processamento de gás (UPGs). É importante atentar para o fato que olefinas são produzidas no craqueamento catalítico. O resíduo deste fracionamento é a nafta catalítica.

No corpo da coluna são retiradas duas frações: o óleo ciclo leve e o óleo ciclo pesado. Estes nomes estão associados ao ciclo de Otto. O ciclo de Otto para combustíveis leves é o motor a gasolina e o ciclo de Otto para combustíveis pesado é o motor Diesel. Estas duas frações não são retiradas diretamente, mas de uma forma semelhante a que é feita na coluna atmosférica usando uma esgotadora lateral.

image

Na base da coluna sai um óleo residual que é reciclado juntando-se ao gasóleo que alimenta o reator de craqueamento catalítico.

2 comentários:

  1. Olá Sr. Carlos Edison

    Desculpe estar invadindo aqui o seu blog. Cheguei até aqui através da comunidade "Engenharia Química", onde pude ler diversas postagens suas, principalmente no que diz a respeito aos vestibulandos. Observei sua paciência, maturidade e conhecimento sobre a carreira de Engenheiro seja na industria ou na universidade.

    Bom, a questão é a seguinte. Estou em uma crise existêncial, rs. Descobri recentemente um gosto absurdo pela Química e pela carreira de pesquisador. Atualmente tenho 24 anos, e sou formada em Direito. Não me pergunte como fui escolher essa carreira, mas posso garantir que não nasci para ela. Acredito que foi um tempo enorme perdido, mas enfim...

    O que você acha da idéia de uma pessoa decidir seguir a carreira de pesquisador (começando a parte da graduação) com 24 anos de idade ? Sabendo que nessa idade tem gente terminando o Pós-Doutorado. Eu fico muito aflita e gostaria de saber a opinião de uma pessoa mais experiente. Acredito que o senhor tenha mais vivencia e um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

    Gostaria de muita sinceridade. Sou sonhadora, mas ao mesmo tempo realista. Eu teria que começar do zero (graduação, mestrado, doutorado) para me tornar apta para um concurso público. São no mínimo 10 anos o percurso.

    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  2. É uma mudança de humanas para a exatas, mas não é impossível. O caminho das pedras começa pela busca de um curso de química que tenha doutorado. Procure o coordenador e fale sobre o que você pretende. É possível terminar o graduação em 4 anos. Durante o curso tente conseguir uma bolsa de iniciação com o melhor professor. Não necessariamente o mais simpático. Ele será o seu orientador no doutorado. Esta escolha é importante. Para quem quer o doutorado o mestrado é supérfluo, o melhor é ir direto para o doutoramento.Isso vai adicionar mais 4 anos. Então você será doutora aos 31 anos. Ainda jovem pelos padrões brasileiro.
    Não tenho certeza, mas por ser já universitária você será dispensada do vestibular. Os cursos de Química não costumam preencher todas as vagas.

    ResponderExcluir