quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem inventou a escala de pH?

O pH foi inventado por Soren Peder Lauritz Sorensen. Por isso, a escala dos valores do pH é chamada escala Sorensen. O nome pH vem do alemão “potenz Hydrogen” que significa concentração de hidrogenio.

image

Sorensen nasceu em 9 de janeiro de 1868 em Havrejberg  na Diamarca. Ele foi um jovem gago, sujeito a ataques epilépticos. O vida escolar era um refugio para ele. Em 1886, entrou na Universidade de Copenhague. Ele desejava estudar medicina, mas trabalhando com Jorgensen tomou gosto pela estrutura de compostos inorgânicos. Em 1889 recebeu uma medalha de ouro por seu ensaio sobre radicais químico.  Em 1896 voltaria a ganhar outra medalha de ouro por sua pesquisa sobre os compostos de estroncio. Depois de receber o seu diploma de mestrado foi trabalhar no Instituto politécnico Dinamarques. Em 1899, doutoropu-se em química.

Ele foi diretor do Laboratório Carlsberg em Copenhague de 1901 até 1938 sucedendo a . Foi trabalhando neste laboratório que ele estudou o efeito de íons sobre proteinas. Como a concentração do íon hidrogênio se destacava ele inventou o pH em 1909. No artigo onde descreveu a escala, ele apresentou dois métodos de para medir a acidez, sendo um baseado em eletrodos e o outro baseado em indicadores e comparação de cores. Ele definiu o pH como sendo o negativo do logaritmo decimal da concentração hidrogeniônica, com valores variando de zero a 14. Valores de pH abaixo de sete indicavam acides e maiores do que sete basicidade

Sorensen morreu em Copenhague em 12 de fevereiro de 1939.

7 comentários:

  1. Carlos, estou em duvida profissional e gostaria que vc me ajudasse. Estou entre Engenharia de Minas e Geologia... Quais as relações entre essas duas áreas ? O que é mais viável para o mercado ? O que vc me sugere ?
    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Como engenheiro de minas você vai trabalhar em mineradoras desenvolvendo técnicas de exploração. Como um geólogo você atuará como um cientista. A diferença que existe entre engenharia de minas e geologia é a mesma que existe entre engenharia química e química.

    ResponderExcluir
  3. O que o Geólogo faz em mineradoras ? Se eu tiver uma graduação em Engenharia de Minas eu também posso atuar como Geólogo ?

    ResponderExcluir
  4. O Conselho que regulamente as duas profissões é o sistema CONFEA/CREA.Tanto o engenheiro de minas como o geólogo deve se registrar no CREA. Cabe a este conselho dizer as diferenças entre as profissões. Acho que esta questão não está bem clara.

    ResponderExcluir
  5. O que um Geólogo pode fazer e o Engenheiro de Minas não está habilitado ? e vice-versa.

    ResponderExcluir
  6. RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973
    Lá estão as atribuições dos engenheiros de minas. Por esta resolução tudo o que um engenheiro pode fazer um engenheiro de minas pode.No caso do engenheiro geológico (geólogo) existem as atividades são dadas na Lei nº 4.076, de 23 JUN 1962. Leia. Basta procurar na rede as leis acima

    ResponderExcluir
  7. Carlos. O geólogo sai da faculdade com o titulo de engenheiro também, no caso ?

    Eu vou procurar essa resolução, obrigado. Mas ela é de 1973, ainda está atual ? não ocorreram mudanças de lá para cá ?

    ResponderExcluir