quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A descoberta da catálise

Antes da descoberta propriamente dita surgiram evidencias de que algumas substâncias eram capazes de aumentar a velocidade de reações sem aparentemente participar das mesmas. As observações eram esporádicas e ninguém se preocupava com uma possível explicação do fenômeno. Foi em 1835 que Berzelius cunhou o nome catálise (decomposição) para o fenômeno e catalisador (decompositor) para a substância que causava o fenômeno que ele atribuía a uma força catalítica (força decompositora). Isso se explica porque até aquela época o fenômeno só se manifestava em reações de decomposição. Só mais tarde surgiram evidências de que o fenômeno não era exclusivo deste tipo de reação, mas o nome pegou até hoje. O interesse de Berzelius despertou o interesse dos pesquisadores pelo fenômeno. Só no final do século XIX a catálise despertou interesse tecnológico.

image

Berzelius nasceu em 20 de Agosto de 1779 em Väversunda na Suécia. Perdeu seus pais quando tinha 4 anos tendo sido criado por parentes. Cursou medicina em Uppsala onde desenvolveu uma tese sobre o efeito da eletricidade galvanostática sobre pacientes enfermos. Sua primeira experiência química foi com a análise de minerais em águas naturais. Isto o levou a uma colocação no Colégio de Medicina em Stockholm e ao chalé de um cientista amador, Wilhelm Hisinger, onde passou a residir. Juntos eles realizaram experimentos pioneiros em eletroquímica. Entretanto, quem levou o crédito do pioneirismo foi Humphry Davy.

Em 1810, Berzelius alcançou sua estabilidade profissional como docente no Instituto Karolinska. Onde ele estabeleceu o mestrado em praticamente todas as vertentes da Química. Ele iniciou seu longo estudo da combinação das massas moleculares e publicou a Tabela de Pesos Atômicos, introduzindo nossos familiares simbolos alfabéticos. Além disso, ele isolou Cério, Selênio, Silício e Tório e definiu termos como alotropia, isomerismo e catálise.

Um comentário:

  1. Boas informações.Gostei da forma direta e quase informal da pesquisa.

    ResponderExcluir