segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sinais de risco químico

Ninguém deve dirigir um veículo sem conhecer os sinais de trânsito.  Por desconhecer os sinais pode expor outras pessoas e a si próprio em situações de risco de vida ou, no mínimo, de ser xingado. A mesma coisa acontece com os sinais que alertam para riscos químicos. O Brasil normalmente segue as normas americanas mas, neste caso, a norma copiada é a da União Européia como Norma ABNT 7500.

1.  MATERIAL CORROSIVO - Substâncias que atacam tecidos vivos e materiais inertes. O protótipo de substância desta sinalização é o ácido fluorídrico.  Não inalar e nem ingerir e evitar contato com a pele e com os olhos.

image

2. MATERIAL EXPLOSIVO - Substâncias e preparações que podem explodir sob o efeito da chama ou que são mais sensíveis aos choques ou às fricções que o dinitro benzeno. A nitroglicerina é um bom exemplo. Evitar batida, faísca e calor.

image

3. MATERIAL OXIDANTE - Materiais que podem iniciar ou facilitar a combustão. O oxigênio e o peróxido de hidrogênio são exemplos. Manter afastados de materiais combustíveis pois atrapalham o combate a incêndios.

 image

4.  MATERIAL INFLAMÁVEL - Substâncias e preparações:

  • que podem aquecer e finalmente inflamar-se em contato com o ar a uma temperatura normal sem fornecimento de energia, ou
  • sólidas, que podem inflamar-se facilmente por uma breve ação de uma fonte de inflamação e que continuam a arder ou a consumir-se após o afastamento da fonte de inflamação, ou
  • no estado líquido, cujo ponto de inflamação é inferior a 21 º.C, ou
  • gasosas, inflamáveis em contato com o ar a pressão normal, ou
  • que, em contato com a água ou o ar húmido, desenvolvem gases facilmente inflamáveis em quantidades perigosas;
  • Materiais altamente inflamáveis, gases inflamáveis, combustíveis líquidos.

image 

5. Substâncias e preparações tóxicas que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar riscos graves, agudos ou crônicos, e mesmo a morte. Quando a substância é muito tóxica aparece um T+ no canto superior esquerdo. Todo o contato com o corpo humano deve ser evitado.

image

6. MATERIAL  PERIGOSO/IRRITANTE - Substâncias e preparações que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar riscos de gravidade limitada. Se a substância for irritante um pequeno i aparece no canto inferior direito.

image

7. MATERIAL DANOSO AO AMBIENTE -  A libertação dessa substância no meio ambiente pode provocar danos ao ecossistema a curto ou longo prazo.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário