quarta-feira, 21 de abril de 2010

REF 003 - Classificação das colunas atmosféricas

As colunas atmosférica podem ser classificadas em três tipos: “U”, “R” e “A”.

Nas colunas do tipo “U” as retiradas laterais seguem o esquema mostrado na figura abaixo. Elas são levadas a uma coluna esgotadora em contra-corrente com vapor vivo. Com isso, os componentes leves são devolvidos a coluna para se integrar a corrente ascendente de vapor.  Com isso o corte fica mais definido. O mesmo esquema pode ser realizado sem usar vapor vivo, neste caso o vapor seria substituido por um refervedor. As colunas do tipo “U” são de interesse acadêmico, não sendo usadas na refinarias, mas são básicas para inicio de aprendizagem para fins de projeto.

image

Nas colunas do tipo “R” o esquema é parecido com a coluna do tipo “U”. A diferença está em que  uma parte da retirada é resfriada e devolvida a um prato inferior.

image

Nas colunas do tipo “A” é igual a coluna do tipo “U” no que se refere a forma de efetuar as retiradas das frações. A diferença é que nela existem um ou dois “pumparounds” onde o fluido é retirado de um prato, aquecido e alimentado num prato superior.Na figura abaixo é mostrado um “pumparound”. Como sempre uma imagem vale mil palavras.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário