quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

REF 001 – Dessalgação do petróleo (petroleum desalting)

O petróleo recebido, seja transportado por oleodutos, ou por navio petroleiros, ou por combinação destas formas de transporte, é recebido nos tanques de armazenamento da refinaria. Neste ponto, o petróleo contém água, sais inorgânicos, traços de metais solúveis e particulas sólidas. A primeira operação consiste, portanto, na retirada ddestas impurezas para evitar a ocorrência de corrosão e/ou envenenamento de catalisadores durante o refino.

image

Para isso, o petróleo, aquecido entre 60°C e 170°C para reduzir a viscosidade e a tensão superficial, é misturado com entre 3% e 10% de água mais emulsificantes numa válvula misturadora (mixing valve). A emulsão resultante é levada a um decantador onde a água se separa do petróleo. O fluxograma acima ilustra o processo. Neste fluxograma a água é injetada depois do aquecedor. Esta injeção pode ser antes do aquecedor.

A dessalgação pode ser realizada em dois ou mais estágios, cada estágio associado a um sedimentador. O petróleo parcialmente dessalgado no primeiro estágio é levado para o segundo estágio para uma segunda dessalgação. O arranjo pode envolver reciclo interno e externo.

A coalescência e a sedimentação das gotículas de água é facilitada pelo aquecimento. Para facilitar mais ainda, podem ser adicionados agentes químicos desemulsificantes.

A coalescencia das goticulas de salmoura pode ser acelerada por um campo elétrico muito intenso, acima de 10 mil volts. A corrente não atravessa a mistura porque o petróleo é um isolante. A coalescência é provocada pela polarização das gotas como mostra a Figura a seguir.

image

Observe que a polarização faz com as gotículas se atraiam formando gotas maiores por coalescencia. Elas são também atraidas pelos eletrodos. Desta forma é possivel reduzir o tempo de residencia de 1 ou 2 horas para até cerca de 20 minutos.

4 comentários:

  1. Oi, eu sou estudante(18 anos) de eng. quím. na UFPR e estou fazendo iniciação científica no processo de dessalga do óleo cru. Muito interessante esse artigo! Podiam existir mais sites científicos no nosso país, ainda mais escritos por professores ou profissionais experientes. Ajudará e muito nós alunos e profissionais em formação.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Simples, prática e objetiva a explanação sobre o que ocorre na dessalinização do óleo cru antes de alimentar a coluna de destilação. Melhor seria se tivessem fotos e/ou até filmes no youtube, mostrando a unidade dessalinizadora e o processo, dando detalhes dos equipamentos envolvidos. Mas valeu pelo propósito. Gostei.
    Por: Luiz Carlos, (professor de petróleo e gás pela Microlins Santo André)

    ResponderExcluir
  3. perfeito me ajudou na apresentação de um seminario

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, o assunto me ajudou a fazer uma apresentação de seminário. Muito ótimo o conteúdo.

    ResponderExcluir