quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Medidores de vazão: Venturímetro

image

Na Figura acima vemos um venturímetro, peça usada na medição de vazões volumétricas de fluídos incompressíveis, i.e., líquidos e gases a densidade constante. Ele é inserido na tubulação de forma a ser composto de cinco zonas, a tubulação a montante, o cone de entrada, o estrangulamento, o cone de saida e a tubulação a jusante.

O venturímetro foi proposto por Giovanni Battista Venturi observando escoamento em canais por volta de 1797, mas uma forma utilizável de venturímetro foi fabricada Herschel em 1887.

Admitindo que a vazão volumétrica é Q a velocidades nos pontos 1 e dois são dadas por:

image

Admitindo que não há perda de carga e que as pressões nos pontos 1 e 2 são, respectivamente, p1 e p2 e inserindo no principio de Bernoulli resulta:

image

Explicitando a vazão resulta:

image

onde

image

Os dois primeiros fatores do membro a direita são relacionado com a geometria do equipamento, ou melhor, com os diâmetos da tubulaçã e do estrangulamento. Fazendo

image

a equação do venturímetro fica

image

Como é o costume nestes casos um fator de correção chamado coeficiente de descarga é acrescentado a fórmula acima que fica então

image

A redução gradual da seção transversal ao escoamento no venturímetro o torna adequado para fluidos com sólidos em suspensão.

Um comentário:

  1. Professor, eu sou um aluno de eng. química da UFPE, sempre ouvi falar de um ótimo professor chamado Carlos Edison, e pesquisando sobre reatores acabei achando seu blog, que coincidência!

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir