sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

George Davis, o inventor da engenharia química

George Davis (1850-1906) foi a primeira pessoa a usar o termo engenheiro químico para designar o engenheiro especializado em indústrias químicas. Em 1880, ele escreveu na revista Chemical News 'Um engenheiros químico é uma pessoa que possui conhecimentos de química e macânica, e que aplica estes conhecimentos na utilização, em escala industrial, da ação química'. Em 1881, ele participou da fundação da Sociedade da Indústria Química, que ele propôs, sem êxito, que se chamasse Sociedade de Engenharia Química. Foi ele, também, a primeira pessoa a ministrar um curso de doze aulas sobre engenharia química, em 1888, na escola Técnica de Manchester, hoje UMIST. Nestas aulas ele introduziu o conceito de operação unitária. Este curso serviu de estimulo para a criação do primeiro curso regular de engenharia química no MIT, Estados Unidos, no ano seguinte. George Davis também escreveu o primeiro Manual de Engenharia Química com cerca de 1000 páginas, editado em 1901 e revisto em 1904 dois anos antes de sua morte. A primeira edição do Manual do Perry só viria aparecer trinta anos depois, em 1934.

George Davis nasceu em Eton, Inglaterra, em 27 de julho de 1850. Aos 14 anos se tornou aprendiz de encadernador saindo para estudar química. Iniciou no Slough Mechanic Institute para depois passar um ano no Royal School of Mines em Londres, hoje parte do Imperial College, que pode ser considerada sua alma mater. Dai seguiu para trabalhar nas indústrias químicas nos arredores de Manchester.

O fato dele ter trabalhado muito tempo como inspetor do rei para verificar o cumprimento do Decreto do Alcali na parte referente a poluição atmosférica permitiu que ele pudesse entrar livremente nas indústrias acompanhando o processo e conversaando com os profissionais. Sem isso, provavelmente, ele não teria sido o inventor da engenharia química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário