sexta-feira, 9 de setembro de 2011

REF - Fracionamento do gasóleo craqueado

O gasóleo craqueado, proveniente do craqueamento catalítico, é levado para uma coluna chamada fracionadora principal ou, preferir, fracionadora primária. Nesta coluna, ele é dividido nas seguintes frações: fração de topo; óleo ciclo leve; óleo ciclo pesado e gasóleo residual para reciclo, que é devolvido ao reator onde ocorre o craqueamento.

A fração de topo é levado para uma bateria de colunas fracionadoras onde são separados os produtos leves de interesse de uma forma bastante semelhante a que é realizada nas unidades de processamento de gás (UPGs). É importante atentar para o fato que olefinas são produzidas no craqueamento catalítico. O resíduo deste fracionamento é a nafta catalítica.

No corpo da coluna são retiradas duas frações: o óleo ciclo leve e o óleo ciclo pesado. Estes nomes estão associados ao ciclo de Otto. O ciclo de Otto para combustíveis leves é o motor a gasolina e o ciclo de Otto para combustíveis pesado é o motor Diesel. Estas duas frações não são retiradas diretamente, mas de uma forma semelhante a que é feita na coluna atmosférica usando uma esgotadora lateral.

image

Na base da coluna sai um óleo residual que é reciclado juntando-se ao gasóleo que alimenta o reator de craqueamento catalítico.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem inventou a escala de pH?

O pH foi inventado por Soren Peder Lauritz Sorensen. Por isso, a escala dos valores do pH é chamada escala Sorensen. O nome pH vem do alemão “potenz Hydrogen” que significa concentração de hidrogenio.

image

Sorensen nasceu em 9 de janeiro de 1868 em Havrejberg  na Diamarca. Ele foi um jovem gago, sujeito a ataques epilépticos. O vida escolar era um refugio para ele. Em 1886, entrou na Universidade de Copenhague. Ele desejava estudar medicina, mas trabalhando com Jorgensen tomou gosto pela estrutura de compostos inorgânicos. Em 1889 recebeu uma medalha de ouro por seu ensaio sobre radicais químico.  Em 1896 voltaria a ganhar outra medalha de ouro por sua pesquisa sobre os compostos de estroncio. Depois de receber o seu diploma de mestrado foi trabalhar no Instituto politécnico Dinamarques. Em 1899, doutoropu-se em química.

Ele foi diretor do Laboratório Carlsberg em Copenhague de 1901 até 1938 sucedendo a . Foi trabalhando neste laboratório que ele estudou o efeito de íons sobre proteinas. Como a concentração do íon hidrogênio se destacava ele inventou o pH em 1909. No artigo onde descreveu a escala, ele apresentou dois métodos de para medir a acidez, sendo um baseado em eletrodos e o outro baseado em indicadores e comparação de cores. Ele definiu o pH como sendo o negativo do logaritmo decimal da concentração hidrogeniônica, com valores variando de zero a 14. Valores de pH abaixo de sete indicavam acides e maiores do que sete basicidade

Sorensen morreu em Copenhague em 12 de fevereiro de 1939.