Uma forma é usando símbolos. Ele é constituído por um triangulo construído com três setas dobradas tendo um número dentro. Este número pode variar de 01 até 07. A identificação é importante, um frasco de PVC em 10 mil frascos de PET é bastante para arruinar o material fundido para fins de reciclo. A simbologia a seguir foi criada pela Society of Plastics Industries no final dos anos 80. Teoricamente estes símbolos de identificação podem ser encontrados no fundo das embalagens. O Brasil normalmente segue a norma americana. Uma busca na cozinha olhando o fundo das embalagens nenhuma delas tinha o símbolo identificador.
Apelando para a força bruta tudo começa com um aquecimento até 250ºC. Se fundir é termoplástico, se não fundir é provavelmente termofixo, portanto, não reciclável. A temperatura de fusão já dá uma boa ideia: polietileno de baixa densidade(105ºC), polietileno de alta densidade (130ºC), PVC rígido (130ºC), PVC flexível (150ºC), polipropileno (165ºC), PET (180ºC),
O segundo passo é colocar na chama de um bico de Bunsen e deixar queimar. Se não queimar não é nenhum dos listados a seguir. Se queimar, retirar da chama para ver se a queima se sustenta. Se continuar queimando com fumaça preta e fuligem é poliestireno. Se continuar queimando com cheiro acre e chama amarela é polipropileno. Se continuar queimando com cheiro de vela é polietileno. Se a queima não se sustentar, a chama for azulada com ponta amarela, e aparecer um odor de cloro é PVC. O PET queima com chama amarela e cheiro de manteiga rançosa.
PET (polietilenotereftalato)
PE-HD (polietileno de alta densidade)
PVC (policloreto de vinila) -
PE-LD (polietileno de baixa densidade)
PP (polipropileno)
PS (poliestireno)
Outros
Para mais precisão o arsenal é bem sofisticado: análise elementar, espectroscopia IV, RNM e análise térmica diferencial.
Informação precisa e muito importante. Muito obrigado por compartilhar, estava em um dilema com relação a composição de um material plástico que recebi.
ResponderExcluir