Aparentemente nenhuma pois ambos são cilindros ocos e são vendidos com diferentes espessuras de parede para se adequar aos diferentes usos.
Os cilindros ocos são especificados por três valores diâmetro externo (de), espessura da parede (e) e diâmetro interno (di). Como
do = di + 2e
basta especificar dois para que o tubo/cano seja completamente especificado. Apesar desta simplicidade as normas não dão refresco.
Na pratica, cano e tubos são coisas diferentes. O cano (pipe) é usado para conduzir fluidos, logo o diâmetro interno é o valor importante, pois o cano é praticamente um vaso de pressão e o que importa aqui é a capacidade (vazão). O tubo (tube) é um elemento estrutural usado, por exemplo, em andaimes, por isso o diâmetro externo é o que importa. Isso faz com que sejam especificados de formas diferentes.
O cano tem o diâmetro interno fixo e o aumento na espessura da parede leva ao aumento do diâmetro externo. Na verdade o que é fixo no cano é o diametro nominal cujo valor é próximo do diâmetro interno. Para complicar a espessura da parede é especificada pelo número de série (schedule) dado pela fórmula:
Schedule = Pressão x 1000/tensão admissivel
Os números de série padronizados são 10, 20, 30, 40, 60, 80, 100, 120, 140 e 160.
Isso dá para dar um cráu na cabeça de qualquer um.
Os tubos tem o diâmetro externo fixo e o espessamento da parede leva a redução do diâmetro interno.
Acrescente-se que cada empresa tem sua padronização (PIPE SPECS) criando uma lista de schedules ainda maior...
ResponderExcluirCaros colegas, como Técnico e Engenheiro Mecânico e atuante na área de caldeiraria (trabalhos de montagens de spools e hoje criação de padrões técnicos descritivos de materiais e equipamentos), nos baseamos sempre em normas técnicas de entidades internacionais ou nacionais, que descrevem estes padrões dimensionais, baseados em testes e aprovados pela utilização do mercado consumidor. Para informar, na área de mecânica nunca utilizamos a palavra cano. Usamos a tradução de pipe como tubo, e o que difere um tubo de outro é exatamente o conceito apresentado pelo colega. Agradeço por poder contribuir. Sérgio Ricardo
ExcluirTubes são tubos, cuja função é a troca de calor, utilizado em fornos, caldeiras, trocadores de calor, etc...se diferem dos pipes, na questão estrutural, processo de fabricação, custo, etc.
ResponderExcluir