Um reator é dito heterogêneo se a mistura reagente processada é heterogênea. Neste tipo de mistura a reação envolve transferência de massa entre as fases, no caso de reações homogêneas , ou de uma fase para a interface, no caso de reações heterogêneas. Considerando o número de fases as misturas reagentes podem ser:
- bifásicas e
- trifásicas.
As misturas reagentes bifásicas podem ser:
- gás-líquido;
- gás-sólido;
- líquido-líquido e
- líquido-sólido.
Não existe até onde o autor conhece, misturas bifásicas do tipo gás-gás e nem do tipo sólido-sólido. As misturas reagentes do tipo gás-líquido e líquido-líquido normalmente realizam realizam reações homogêneas em que a reação ocorre dentro de uma das fases. Para isso pelo menos um dos reagentes deve se transferir de uma fase para a fase onde ocorre a reação. As misturas reagentes do tipo gás-solido e líquido-sólido normalmente conduzem reações heterogêneas. Esta reação será não catalítica se a fase sólida for consumida ou produzida pela reação e catalítica se o sólido for o catalisador.
As misturas reagentes trifásicas podem ser:
- gás-líquido- líquido;
- gás-líquido-sólido e
- líquido-líquido-sólido.
As duas últimas podem ser consideradas como misturas bifásicas onde foi acrescentado um catalisador sólido. Esta classificação das misturas reagentes heterogêneas serve para nortear o estudo destes reatores. Antes de atacar os reatores heterogêneos os reatores homogêneos devem ser dominados e conhecimentos de fenômenos de transferência são mandatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário