O motor a óleo Diesel é bem parecido com o motor a gasolina. No motor a gasolina a mistura combustível-ar é detonada por uma faísca elétrica, no motor a Diesel a mistura combustível-ar detona por compressão sem necessidade de uma faísca. O ar é aspirado e comprimido ficando quente. No momento em que a compressão é máxima o combustível é injetado. Em contato com o ar superaquecido pela compressão a mistura combustível ar detona empurrando o pistão. A precisão na injeção do combustível é importante. A octanagem do combustível usado nos motores a gasolina deve ser alta, acima de oitenta. A octanagem do combustível usado no motor a diesel deve ser baixa, entre 15 e 25.
O número de cetano é determinado usando uma mistura cetano e alfa-metil naftaleno. A percentagem de cetano na mistura é o número de cetano. Então cetano puro tem um número de cetano 100 e o alfa-metil naftaleno puro tem número de cetano zero. Cetano é o apelido do hexadecano. O óleo diesel deve ter um número de cetano entre 40 e 45. O óleo diesel Premium tem um número de cetano entre 45 e 50.
Observando a coluna atmosférica percebe-se que as frações leves são usadas na formulação das gasolinas e as frações pesadas na formulação do óleo diesel.
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