O engenheiro civil Agustin Louis Cauchy nasceu em 21 de agosto de 1789 em Paris. Sua infância foi no auge da revolução francesa. O primeiro a reconhecer o seu talento foi Laplace que morava na vizinhança e visitava o seu pai frequentemente. Em 1800, seu pai foi eleito Secretário do Senado, com escritório no Palácio Luxemburgo. Cauchy usava um canto do escritório para estudar. Lagrange aparecia freqüentemente para tratar de negócios e logo se interessou pelo rapaz se surpreendendo com o seu talento.
Em 1805 Cauchy se formou-se em engenharia na Escola de Pontes e Estradas. Ele era um estudante excepcional e, por seu trabalho prático, foi designado para trabalhar no projeto do canal Ourcq sob a supervisão de Pierre Girard. Em 1810, Cauchy arrumou seu primeiro emprego em Cherbourg, onde Napoleão pretendia construir uma base naval para abrigar a frota de invasão da Inglaterra. O excesso de trabalho levou Cauchy a buscar a procurar tratamento médico.
De volta a Paris, Cauchy investigou as funções simétricas e submeteu um artigo sobre este tópico em novembro de 1812, que foi publicado no Jornal da Escola Politécnica em 1815. Contudo, ele deveria voltar a Cherbourg em fevereiro de 1813, quando tivesse recobrado sua saúde, mas isto não se encaixava com suas ambições matemáticas. Seu pedido a Prony para ser um professor associado na Escola de Pontes e Estradas foi recusado, mas foi-lhe permitido continuar como engenheiro no projeto do Canal Ourcq, ao invés de voltar a Cherbourg.
Cauchy se inscreveu-se para um posto no Bureau das Longitudes. Este bureau se dedicava ao problema determinação da longitude. Legendre ficou com a vaga. Também falhou ao se inscrever para a seção de geometria, indo a vaga para Poinsot. Outros postos ficaram vagos, mas um em 1814 foi a Ampère e uma vaga em Mecânica no Institute, que era de Napoleão Bonaparte, foi para Molard. Na última eleição Cauchy não recebeu um único voto! Contudo sua produção matemática continuava grande. Em 1815 Cauchy perdeu para Binet uma cadeira em Mecânica na Escola Politécnica, mas foi nomeado professor assistente de Análise.
Em 1843 Lacroix morreu e Cauchy tornou-se candidato para sua cadeira no Colégio da França. Liouville e Libri eram também candidatos. Cauchy teria facilmente sido indicado, mas suas atividades políticas e religiosas, foram fatores cruciais. Por suas convicções Cauchy se recusava a prestar o juramento de fidelidade. Libri foi escolhido, claramente o mais fraco dos três, matematicamente falando, e Liouville escreveu, no dia seguinte. que ele estava profundamente humilhado como homem e como matemático pelo que acontecera ontem no Collège de France.
Cauchy foi quem introduziu o rigor na matemática tornando-a abstrata.Ele não se importava com a aplicação do que criava. A sua produção era tão exuberante que ele criou revistas proprias que eram vendidas para leitores ávidos. O total de suas obras alcança 789 artigos preenchendo vinte e quatro grossos volumes. Morreu inesperadamente em Paris em 23 de maio de 1857, aos sessenta e oito anos, de complicações decorrentes de uma bronquite. Suas útimas palavras foram dirigidas ao Arcebispo de Paris: – O homem morre, mas suas obras permanencem.