A gasolina é o combustivel usado nos motores onde a explosão é promovida por faíscas. Abaixo p0de ser visto como este motor funciona. Os tempos são quatro:
- 1º tempo - O pistão desce aspirando a mistura gasolina-ar;
- 2º tempo – O pistão sobe comprimindo a mistura;
- 3º tempo - A vela dispara uma faisca provocando a explosão da mistura e empurrando o pistão para baixo e
- 4º tempo – O pistão sobe empurrando os gases da combustão para fora do cilindro.
Apenas o terceiro tempo produz a energia que movimenta o motor. Cada tempo corresponde a meia volta do virabrequim. Assim, o virabrequim gira duas vezes por explosão. Este ciclo é conhedido como ciclo de Otto. Os motores baseados neste ciclo utilizam combustíveis leves como gás GNP, GLP, gasolina, alcool, etc.
Quando a mistura gasolina-ar é comprimida ela se aquece podendo explodir antes do tempo. A consequencia disso é que o motor “bate os pinos”. Então a gasolina deve ser formulada de tal forma que isso jamais aconteça antes da vela disparar a faísca. Para isso existe o indice de octana. Outro fator importante é a pressão de vapor. A gasolina deve bombeada do tanque para o motor sem que ocorra cavitação. Aí é que entra a pressão Reid.
Quando o senhor diz "bate os pinos", isso quer dizer que o cilindro desce no momento errado e estraga o motor ou há mesmo um impacto dentro do motor?
ResponderExcluirO termo "batida de pinos" tem mais a ver com o som característico produzido. O combustível explode no momento errado, antes da faísca ocorrer.
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