Os derramamentos e vazamentos de petróleo colocaram este tipo de acidente nos noticiários. O petróleo é uma mistura complexa contendo mais de cinco mil produtos e sua movimentação faz com que os acidentes envolvendo este insumo ocorram em locais não imaginados e sejam cavalares. Contudo, acidentes podem acontecer com qualquer produto químico que seja transportado por camihões, trens, navios e balsas.
A classificação dos acidentes é feita primáriamente com base volume em:
- Grande – acima de 400 mil litros
- Pequeno – abaixo de 40 mil litros e
- Médios entre estes valores.
Os mega acidentes envolvendo petroleiros como o Exxon Valdez e, neste momento, o vazamento no Golfo do México não são tão comuns e exigem ações não ortodoxas, sendo cada caso um caso.
Os critérios de avaliação do material envolvido no acidente para seleção de procedimentos são:
- Solubilidade – O material será considerado miscível se a sua solubilidade em água for superior a 2% em peso, abaixo disso será considerado imiscível.
- Flutuabilidade – Materiais com densidade relativa inferior a unidade flutuam, os materiais mais densos afundam. Observe que a densidade relativa é sempre referida á água.
- Volatilidade – A volatilidade é dada pelo ponto de fulgosr do material. Se o ponto de fulgor for inferior a 40°C , o material será considerado~não volátil. Se for superior a este valor o material será considerado volátil.
- Gás - Todo produto químico cujo ponto de ebulição seja abaixo de 25°C é considerado um gás. Se a densidade do gás for maior do 1,5 ele será um gás denso. Observe que a densidade relativa de gases é referida ao ar.
- Toxidez – O material será considerado tóxico se o seu TLV for inferior a 100 ppm.
Na construção do cenário do acidente, a classificação do material é importante. Neste caso , os materiais flutuantes podem ser:
- Insoluvel e volátil – as frações leves da coluna atmosférica (naftas) e os combustíveis derivados (gasolinas) se enquadram neste grupo.
- Insolúvel e não volátil – As frações intermediárias da coluna atmosférica (destilados) e os combustíveis derivados destas frações (diesel e óleos combustíveis leves). Nesta categoria, estão também os óleos vegetais.
- Solúvel e volátil- O acetato de vinila é um exemplo.
- Solúvel e não volátil – Nesta categoria estão os alcool não voláteis tipo fenol, octanol, etc.
- “Solido” – Nesta categoria estão os produtos que congelam em temperatura próximas de 0 °C, por exemplo, o p-xileno, o óleo de mamona, etc.
- Flutuante tóxicos – Anilina, os xilenos, etc.
Pode-se construir uma classificação similar para os materiais não flutuantes. Um exemplo obvio de material que não flutua é o asfalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário