terça-feira, 9 de junho de 2009

Tubo de Pitot

O tubo de Pitot é um dispositivo que mede a velocidade de fluidos. É uma boa forma de medir velocidade de escoamento em tubos industriais. Ele ganhou a mídia por causa do acidente com o Airbus da Air France cuja causa provável é o mau funcionamento dos tubos de Pitot da aeronave. No caso, os tubos de Pitot mediam a velocidade do ar em relação a aeronave, ou melhor, da aeronave em relação ao ar.

O principio de funcionamento do tubo de Pitot consiste em opor um obstáculo estreito ao escoamento como mostrado na Figura a seguir.

image

As velocidades do escoamento e as pressões nos pontos 1 e 2 são identificadas pelos subindices 1 e 2. Como o fluido impinge sobre o obstáculo no ponto dois a velocidade do escoamento neste ponto é zero. A pressão no ponto dois é, portanto, maior do que a pressão no ponto 1. Aplicando o teorema de Bernoulli resulta

image

A velocidade do fluido é, portanto,

image 

Então para obter a velocidade do escoamento basta medir a diferença de pressão admitindo que a densidade do fluido e a aceleração da gravidade sejam conhecidos.

Um arranjo bem simples é mostrado na Figura a seguir. O manômetro permite a leitura direta da diferença de pressão.

image

Este mesmo arranjo pode ser feito de uma forma mais compacta como mostra a Figura abaixo. O diafragma pode ser substituído por um transdutor que transforme a diferença de pressão em sinal eletrico mais fácil de ser operado.

image

A seguir é mostrado um tubo de Pitot na asa de um monomotor Cessna 172 N/P.

image

4 comentários:

  1. Para a mediçao dos fluidos,sejam eles quais forem, nada como o Tubo de Pitot, simetrico e preciso, e sempre muito util.

    ResponderExcluir
  2. sua explicacao esta errada...ele nao aumenta a presao na entrada do tubo,e sim diminui na saida
    imaginando o tubo em forma de u,a entranda sendo a frente do aviao e a saida o teto...

    ResponderExcluir
  3. A explicação está correta.Na entrada do tubo de Pitot a energia cinética cai para zero, sendo transformada integralmente em energia de pressão. Isto é básico para a dedução da fórmula.

    ResponderExcluir
  4. Devido a barreira que existe no ponto dois ocorre o que chamamos de estagnação, portando a velocidade no ponto 2 tende a zero :3

    ResponderExcluir