O tubo de Pitot é um dispositivo que mede a velocidade de fluidos. É uma boa forma de medir velocidade de escoamento em tubos industriais. Ele ganhou a mídia por causa do acidente com o Airbus da Air France cuja causa provável é o mau funcionamento dos tubos de Pitot da aeronave. No caso, os tubos de Pitot mediam a velocidade do ar em relação a aeronave, ou melhor, da aeronave em relação ao ar.
O principio de funcionamento do tubo de Pitot consiste em opor um obstáculo estreito ao escoamento como mostrado na Figura a seguir.
As velocidades do escoamento e as pressões nos pontos 1 e 2 são identificadas pelos subindices 1 e 2. Como o fluido impinge sobre o obstáculo no ponto dois a velocidade do escoamento neste ponto é zero. A pressão no ponto dois é, portanto, maior do que a pressão no ponto 1. Aplicando o teorema de Bernoulli resulta
A velocidade do fluido é, portanto,
Então para obter a velocidade do escoamento basta medir a diferença de pressão admitindo que a densidade do fluido e a aceleração da gravidade sejam conhecidos.
Um arranjo bem simples é mostrado na Figura a seguir. O manômetro permite a leitura direta da diferença de pressão.
Este mesmo arranjo pode ser feito de uma forma mais compacta como mostra a Figura abaixo. O diafragma pode ser substituído por um transdutor que transforme a diferença de pressão em sinal eletrico mais fácil de ser operado.
A seguir é mostrado um tubo de Pitot na asa de um monomotor Cessna 172 N/P.
Para a mediçao dos fluidos,sejam eles quais forem, nada como o Tubo de Pitot, simetrico e preciso, e sempre muito util.
ResponderExcluirsua explicacao esta errada...ele nao aumenta a presao na entrada do tubo,e sim diminui na saida
ResponderExcluirimaginando o tubo em forma de u,a entranda sendo a frente do aviao e a saida o teto...
A explicação está correta.Na entrada do tubo de Pitot a energia cinética cai para zero, sendo transformada integralmente em energia de pressão. Isto é básico para a dedução da fórmula.
ResponderExcluirDevido a barreira que existe no ponto dois ocorre o que chamamos de estagnação, portando a velocidade no ponto 2 tende a zero :3
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