Hoje, 25 de janeiro, em 1798, Benjamin Thompson, apresentou uma comunicação à Sociedade Real sobre o calor produzido na fricção lançando a idéia de que o calor seria uma forma de movimento e não um fluido como todos pensavam. Ele chegou a esta conclusão observando a perfuração de peças de bronze para fabricação de canhões, concluindo que a única coisa transmitida na perfuração era o movimento da broca e que a capacidade da perfuração em aquecer era inesgotável contrariando a teoria do calórico de Lavoisier. Com isso, Thompson revolucionou a termodinâmica. O fim do calórico foi um passo importante na direção do princípio da conservação da energia que seria formulado no século seguinte por Mayer.
Benjamim Thompson, Conde de Rumford, nasceu em 26 de março de 1753, na zona rural de Woburn, no estado americano de Massachussetts. A casa onde nasceu foi tombada e transformada em museu. Foi educado principalmente na escola da aldeia natal, mas acompanhava Loami Baldwin até Cambridge para assistir do Professor John Winthrop na Universidade Harvard. Aos 13 anos trabalhou para o comerciante John Appleton como aprendiz, mostrando ser um excelente comerciante e entrando em contato, pela primeira vez, com pessoas refinadas e de bom nível educacional.
Em 1972, casou-se com Sarah Rolfe de família rica e bem relacionada que, devido a sua influência, conseguiu que Thompson fosse nomeado major da milícia de New Hampshire.
Quando a revolução americana começou, Thompson tomou o partido da corôa trabalhando em favor dos ingleses no recrutamento e na tropa como coronel. Por isso, em 1776, quando uma multidão atacou a sua casa, fugiu para a Inglaterra onde foi bem recebido. Na fuga abandonou a esposa.
Em 1785, mudou-se para a Bavária, onde trabalhou uma boa parte de sua vida como funcionário do governo e como ajudante de ordem do príncipe Carl Theodor recebendo a incumbência de reorganizar as tropas. Foi neste período que inventou uma sopa destinada aos pobres. Por esta e outras atividades recebeu o título de Conde de Rumford. Retornando à Inglaterra, se dedicou ao aperfeiçoamento da lareira criando a chamada lareira Rumford em 1790. Em 1804 casou com a viúva de Lavoisier, da qual se separou um ano depois, fixando residência na França onde faleceu em 21 de agosto de 1814.
Para que não fique a impressão de que os trabalhos do Conde Rumford foram poucos lembro que, a Harvard University Press publicou uma coletânea dos trabalhos composta por 5 volumes. Uma das crateras da Lua tem o seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário