Os reatores químicos são equipamentos que realizam reações em escala industrial visando a transformação de matérias primas disponíveis em produtos úteis. A reação deve ser obrigatoriamente o agente transformador.
Acima está um conversor de amônia KAAP. Este reator processa a reação entre o hidrogênio e o nitrogênio para formar a amônia, que é o produto desejado. A reação ocorre em condições de temperatura e pressão elevadas na presença de um catalisador específico a base de ferro.
Também não são considerados reatores químicos os equipamentos que realizam reações em escala industrial com a finalidade exclusiva de produção de energia. Por exemplo, a fornalha que queima óleo para produção de vapor não é um reator, mas a fornalha que queima óleo para a produção de negro de fumo é.
Acima está uma fornalha geradora de vapor. São exceções as réplicas, em pequena escala de reatores industriais, destinados à simulação, pesquisa e desenvolvimento do equipamento industrial.
Em princípio qualquer equipamento industrial pode ser um reator químico, pois a reação pode ser realizada numa válvula misturadora, numa coluna de destilação, num bico ejetor, etc. Obviamente, a principal restrição é que a reação seja intencional e que vise a transformação química de matérias primas em produtos comercializáveis.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande professor!!! Muitas saudades de suas aulas e ensinamentos.
ResponderExcluirOla procuro
ResponderExcluir*reator de inox emborrachado 25 mil litros
* cristalizador 25 mil litros ou mais inox
* centrífuga e geladeira vou mandar uma foto pra ver se você indentifica o modelo ou se tem uma similar
whatsapp 35 991007700